Seis mandados de busca e apreensão são cumpridos e agente político é afastado
Porto Velho, RO – A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (DECOR), deflagrou nesta sexta-feira (04) a segunda fase da Operação “Lambuja”, com o objetivo de investigar desvio de verbas públicas envolvendo uma ONG de amparo a animais errantes. A ação, realizada pela manhã, cumpriu seis mandados de busca e apreensão, além de afastar seis pessoas de seus cargos públicos, incluindo um agente político.
AS ÚLTIMAS DO INFORMA RONDÔNIA
++++ Queda do Muro de Berlim; Léo Moraes define transição; e Confúcio culpa direita por fracasso do MDB
A investigação, que vem sendo conduzida pela Polícia Civil há alguns meses, revelou que a ONG investigada declarou gastos de R$ 450 mil nos últimos seis meses. Esses recursos são provenientes de emendas parlamentares e foram utilizados para a aquisição de produtos e serviços para a entidade. A primeira fase da operação ocorreu em 10 de setembro deste ano, e desde então, novos suspeitos foram identificados, o que motivou a ampliação do escopo da investigação.
Entre os investigados, consta o nome de uma vereadora, que teria ligação direta com o recebimento dos valores e com a prestação de contas da ONG. A participação dela foi reforçada pelas evidências colhidas durante a apuração, que inclui a análise dos gastos realizados com o dinheiro público repassado à organização.
O nome da operação, “Lambuja”, faz alusão a um benefício ou vantagem indevida em negócios, conceito que reflete o caráter das operações investigadas pela DECOR.
AUTOR: INFORMA RONDÔNIA