Caiado confronta Lula, garante que não colocará câmeras em policiais e diz que facções dominam a Amazônia
Há um novo/velho personagem da política brasileira que precisa ser visto com olhos diferentes, até porque ele é candidatíssimo à Presidência da República em 2006. Trata-se do goiano Ronaldo Caiado, cinco vezes deputado federal, uma vez senador, duas vezes governador. Hoje, Goiás tem os melhores índices nacionais da educação. É também o Estado mais seguro, inclusive em regiões onde o crime dominava. Caiado não aceita que a União e o Congresso legisle sobre a segurança pública, pois, segundo ele, essa é uma prerrogativa dos Governadores. Ele zerou, por exemplo, algo inacreditável. Há poucos anos, havia pelo menos 10 mil carros roubados por ano. Hoje o número, segundo o próprio Caiado, é zero. “Os presídios de Goiás hoje não são mais escritórios do crime, porque neles há regras duríssimas. Preparam os presos que querem se recuperar, mas não permitem que o crime seja orientado de dentro das celas”. Ele explica: “não existe mais crime e violência em Goiás. Por que? Porque desde o dia em que assumi o Governo, priorizei a segurança pública”. E foi mais longe: “na área de segurança, o governo federal e o Congresso Nacional têm que servir de apoio aos Estados e não ditarem regras para nós”!
Ronaldo Caiado foi mais longe, avisando: “eu sou Governador do meu Estado; fui eleito pelo meu povo, então afirmei e reafirmo: não vou colocar câmera em policial meu de jeito nenhum!”. Contou ainda uma rápida história: “prendemos em Goiás um bandido, um traficante, com muita cocaína na casa dele. No dia seguinte, ele foi solto porque a Justiça considerou que a polícia usou de métodos incorretos para a prisão. E o que eu faço com a cocaína? O governo não pode ficar com cocaína, porque é ilegal. Faço o que? Mando entregar a cocaína e colocar na mesa do Juiz que tomou a decisão?” Tudo isso seria apenas um discurso comum, caso Caiado não tivesse falado em curto discurso numa reunião de todos os Governadores brasileiros com a participação do presidente Lula. E falou tudo olhando para o Presidente, protestando contra tentativa do atual Governo de impor programas de segurança aos Estados brasileiros, tirando praticamente todo o poder dos governantes. No final, ainda fez uma grave denúncia: “Senhor Presidente: hoje nem a Funai entra na Amazônia. A Amazônia hoje é 100 por cento comandada pelo Comando Vermelho e pelo PCC. E tem mais: ali estão as facções do México, Venezuela e Colômbia. Ninguém entra mais lá. O garimpo, a exploração de madeira tudo é comandado pelas facções”. Veja a íntegra da fala de Caiado no link https://www.youtube.com/watch?v=b1Idr80LfbE
NOSSO CAFÉ ROBUSTA CHEGA AO MERCADO CHINÊS, PARTICIPANDO DE UMA DAS MAIORES FEIRAS DO MUNDO, NA GIGANTE XANGAI
O cheiro e o sabor do café de Rondônia, classificado entre os melhores do país e de parte do mundo, chegaram à China, nesta semana. O governador Marcos Rocha, acompanhado pela primeira dama Luana Rocha; pelo secretário de Agricultura Luiz Paulo e o representante dos produtores, Juan Travin, presidente da Caferon, entidade que reúne os principais plantadores, incluindo os da agricultura familiar, levou a comitiva para Xangai, um dos maiores mercados internacionais do planeta. Naquela populosa cidade chinesa, com quase 27 milhões de habitantes, sendo a maior do enorme país, Rocha e sua troupe participam da sétima edição da Feita Internacional de importação e Exportação de Xangai, um dos maiores eventos do comércio mundial. No estande de Rondônia, o café robusta é o grande destaque, com grande procura desde que a feira iniciou. Centenas e centenas de visitantes degustaram nosso café e vários deles deram seus depoimentos elogiosos, como mostra um vídeo divulgado nas redes sociais pelo próprio Marcos Rocha.
O secretário de Agricultura Luiz Paulo, que tem sido parceiro de Rocha nos eventos nacionais e internacionais que apresentam nossa produção (e não só de café) comenta que “esta ação visa abrir novos mercados, num Estado onde o Governo incentiva a produção com qualidade e sustentabilidade e também proporciona ao nosso pequeno produtor que ele possa vender nosso café robusta da Amazônia”. O Governador comemorou o sucesso da iniciativa, destacando que a participação da feira de Xangai “é mais um momento histórico para a nossa Rondônia!”
LÉO VAI À CDL E DIZ A EMPRESÁRIOS QUE SEU GOVERNO VAI REVITALIZAR AS ÁREAS DO NOSSO COMÉRCIO
“A política do emprego, da geração do emprego, um ambiente favorável aos negócios, com a desburocratização, é essencial em qualquer sociedade. E o Poder Público não deve ser o provedor de tudo, mas tem que prestar serviços de qualidade e apoiar a estrutura que possibilite criar mais e mais postos de trabalho”. As afirmações são do prefeito eleito Léo Moraes, depois de um encontro com grande número de comerciantes e empresários associados da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital. Léo considerou o diálogo dos mais positivos e destacou que é necessário que sejam tomadas medidas para revitalização do centro comercial, por exemplo, das avenidas Sete de Setembro e C Carlos Gomes, na área central, mas também nas zonas sul e leste, citando como exemplo avenidas como a Jatuarana e a Amador dos Reis e Plácido de Castro, que concentram o comércio, entre outros locais.
Sobre o coração da cidade, onde o comércio tem regredido em relação a anos passados, Léo Moraes destacou que será necessário um grande trabalho. Melhorias no estacionamento (não citou a implantação do estacionamento pago, ao menos no vídeo que postou sobre a reunião na CDL) bolsões de estacionamentos para motos; mais segurança; discussão sobre impostos, enfim, um profundo debate sobre um ambiente muito favorável aos negócios. A análise, aliás, serve também para todos os centros comerciais. A revitalização das áreas comerciais será uma das prioridades na gestão que começa em 1º de Janeiro. Os comerciantes gostaram do que ouviram e, agora, esperam a nova administração, para que os projetos anunciados sejam postos em prática.
DEPUTADOS RONDONIENSES VÃO À POSSE DE TRUMP, MAS BOLSONARO SÓ IRÁ SE ALEXANDRE MORAES PERMITIR
É muito provável que Rondônia esteja presente, em 20 de janeiro do ano que se aproxima, na solenidade de posse do recém eleito Donald Trump, que voltou à Presidência dos Estados Unidos. Entre os quase 40 parlamentares que estão se organizando para a viagem, há pelo menos três deputados federais rondonienses: Cristiane Lopes, Coronel Chrisóstomo e Fernando Máximo. Dois dos três senadores são claramente apoiadores da direita e comemoram a vitória de Trump, mas até agora nem Jaime Bagattoli e nem Marcos Rogério se pronunciaram oficialmente se irão ou não ao grande evento em Washington, na segunda quinzena de janeiro. Os deputados Eduardo Bolsonaro e Bia Kicis estão organizando a comitiva, que tem ainda outros quatro nomes da região norte: o deputado Coronel Ulysses, do Acre; Delegado Caveira, do Pará; Silvia Waiãpi, do Amapá e Capitão Alberto Neto, do Amazonas. Outros cerca de 30 deputados de vários Estados também estão na relação dos que irão a Washington.
Sobre o assunto, há ainda uma particularidade importante: a dúvida, por enquanto, é se o ex-Presidente Jair Bolsonaro, convidado especial de Trump para participar da posse, poderá estar presente. Condenado pela Justiça Eleitoral e perseguido pelo STF, o passaporte dele está apreendido, por ordem do ministro Alexandre de Moraes. Para poder sair do país, Bolsonaro terá que pedir autorização ao próprio Moraes e há quem ache que ela não será dada. Saberemos mais detalhes sobre o assunto nos próximos dias.
COM MAIS DE 1 BI E 800 MILHÕES EM INVESTIMENTOS, O RESULTADO VEIO: NOSSA EDUCAÇÃO TEM O MELHOR IDEB DO NORTE
Um pronunciamento do deputado federal Fernando Máximo, na tribuna da Câmara, trouxe informações que dão a exata dimensão da melhoria da qualidade da Educação em Rondônia, hoje o Estado que tem a sexta melhor avaliação nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o famoso Ideb. A avaliação positiva foi mais longe: colocou o sistema educacional em primeiro lugar em toda a região norte. Entre as escolas que se destacaram no estado estão a Escola Alejandro Yague Maior, de Ji-Paraná, que obteve o primeiro lugar no Ideb de Rondônia com 5,8 pontos no ensino médio; o Colégio Tiradentes da Polícia Militar (unidades I e VII), com 4,9 e 5,1 pontos no ensino médio, respectivamente; a Escola Barão do Solimões, que manteve um desempenho estável no ensino médio, atingindo 5,1 pontos; e a escola de tempo integral Branca de Neve, que alcançou 7,2 pontos. Segundo a Seduc, “para alcançar esses resultados, o Governo de Rondônia implementou uma série de estratégias. Foram promovidos programas de formação continuada, com foco em práticas pedagógicas inovadoras e no uso de tecnologias educacionais.. Na gestão escolar, diretores e coordenadores pedagógicos participaram de capacitações em liderança pedagógica e planejamento estratégico, organizando ações articuladas que impactam diretamente o aprendizado”.
Toda a estrutura da Seduc, comandada com competência pela secretária Ana Pacini, recebeu do Estado todo o apoio financeiro possível. Até os comerciais do Governo informam que foram investidos mais de 1 bilhão e 800 milhões de reais, no contexto do sistema educacional. O governo tem investido em infraestrutura, valorização dos profissionais e proficiência dos estudantes, oferecendo formação continuada, correção de fluxo, nivelamento nas expectativas de aprendizagem, aulões e outros recursos pedagógicos, além de materiais de alta qualidade. Por isso, tem explicações lógicas estre destaque regional e nacional.
AS ÚLTIMAS DO INFORMA RONDÔNIA
++++ Millennials: a geração que vivenciou a transição do analógico ao digital
++++ Erário: a volta dos Marajás!
++++ Indicações questionadas; inauguração apressada; e vazamento de operação
NOSSA MELHOR ESCOLA TEVE NOTA ALTA, POR TER TRABALHO DURO E CONTÍNUO, NA BUSCA DE MAIS QUALIDADE
Ainda sobre o mesmo tema: Máximo destacou, em discurso elogiando o avanço da Educação no Estado, a preocupação do governador Marcos Rocha em investir pesado no setor. Também elogiou não só a secretária Ana Pacini, como toda a sua equipe, os professores e os técnicos que conquistaram esta posição de destaque no Ideb nacional. Vale acrescentar, por exemplo, porque motivos a Escola Branca de Neve foi a campeão estadual do Ideb, atingindo 7,2 pontos e se tornando a primeira no cenário rondoniense e de todo o norte. Segundo a Seduc, o educandário trabalha duro desde os anos iniciais do ensino fundamental por estar sempre desenvolvendo um trabalho focado nos resultados do Ideb. “A equipe trabalha desde o quarto ano com esse foco, porque entendemos que o trabalho é contínuo. Quando os alunos chegam no quinto ano, já estão preparados para um bom desempenho na avaliação, sendo o reflexo do árduo esforço desenvolvido, com uma equipe competente e comprometida, sempre visando a qualidade do ensino aqui no estado de Rondônia”.
No ensino médio, a Escola Estadual Barão do Solimões, em Porto Velho, se manteve estável com 5,1 pontos. Ações pedagógicas desenvolvidas e aplicando vários simulados e priorizando as correções e feedback, verificando os descritores onde os alunos tiveram mais dificuldade. Um trabalho nas equipes, que são muito participativas e comprometidas em todo estado Rondônia, e isso refletiu no sucesso que obtido no resultado do Ideb. Enfim, na Educação, o governo de Marcos Rocha tem mesmo o que comemorar!
HILDON CHAVES APRESENTA SEU ÚLTIMO NATAL LUZ E DIZ QUE NÃO HÁ NADA PARECIDO EM TODO O BRASIL
O Domingo marca a abertura oficial dos festejos de Natal e final de ano em Porto Velho. Em seus últimos dias como Prefeito, encerrando seu segundo mandato, Hildon Chaves comandou a apresentação de uma decoração natalina nunca antes vista. O evento acontece no Parque da Cidade e a estrutura do que foi chamado de “Natal Porto Luz: A magia está no Parque”, fica exposta até 5 de janeiro, quando o novo prefeito Léo Moraes já terá assumido. A decoração natalina no Parque, no ano passado, chegou a ter 300 mil visitantes, segundo a Prefeitura. Mais gente ainda é esperada neste ano. “No ano passado, tivemos a famosa neve, que será mantida nesta decoração. Neste ano, contaremos com ornamentos natalinos ainda maiores, o ambiente ainda mais iluminado, mais espaços decorados, entre outras atrações que vão surpreender a população. Certamente teremos o maior Natal de todas as edições”, disse Hildon Chaves. Ele parabenizou o secretário da Emdur, Gustavo Beltrame e toda a equipe da Prefeitura, além dos parceiros, que, afirma, “estão proporcionando esse show extraordinário que é esse Natal Luz”!
A decoração tem, como um dos destaques, uma roda gigante de 22 metros de altura, que estará à disposição da população gratuitamente. Uma das novidades está na entrada principal, com o cenário montado, simbolizando a “Vila Natalina”. Os visitantes percorrerão o corredor iluminado com lâmpadas de LED, tendo acesso aos adereços de decoração até chegar à casa do Papai Noel. Uma árvore de Natal de 35 metros com milhares de luzes, localizada no centro do parque, faz parte do espaço. “Não existe basicamente nada parecido no Brasil”, comemora o Prefeito.
ÍNDIOS E MILHARES DE TRACAJÁS MORTOS: ONDE ESTÃO OS ÓRGÃOS QUE TANTO DEFENDEM O MEIO AMBIENTE?
As cenas estão num vídeo que circula pela internet. Ao contrário dos ambientalistas que mostram ações efusivamente, lutando para colocar milhares de filhotes de tartarugas nos rios da Amazônia, cenas que teriam sido feitas recentemente na Raposa Serra do Sol, em Roraima, mostram vários índios levando centenas de tracajás para o comércio, embora não se saiba onde a venda será feita. Em Roraima, mais de 90 por cento do território é de terra indígena. Por decisão do STF, há mais de quase duas décadas, todas as plantações de arroz, que sustentavam a economia do Estado e ajudavam inclusive a sobrevivência dos indígenas, tiveram que ser abandonadas. O que se viu foi a miséria generalizada. Sem renda, sem trabalho, vivendo ainda como se estivéssemos no Século 16, para agradar ONGs; os grandes interesses internacionais e ambientalistas de ar condicionado, que, estes sim, vivem no Século 21, os índios estão jogados à própria sorte.
Sem ter como sobreviver, a não ser o que caçam, muitos deles precisam encontrar formas de conseguir recursos para comer, por exemplo. A matança de tracajás é um dos poucos caminhos encontrados. O assunto já é de conhecimento das autoridades há muito tempo, mas, claro, como não atende os interesses da ideologia e dos países que só de interessam na verdade, por nossas riquezas materiais, faz-se total silêncio. Nem Ibama, nem MPF, nem CMBio, nem Funai, nem Polícia Federal, sempre tão ciosos em defesa do meio ambiente (queimar balsas de garimpeiros é apenas um exemplo!) não viram nada disso até agora?
CRIMINOSO QUE BRUTALIZAR MULHER TERÁ NOME E FOTO DIVULGADOS NO SITE DA SECRETARIA DE SEGURANÇA
No comando do governo estadual, enquanto Marcos Rocha está na China, o vice-governador Sérgio Gonçalves cumpriu uma missão das mais importantes, nesta semana, em defesa das mulheres. Ele sancionou lei que obriga a publicação da lista de pessoas condenadas por crimes de estupro e outros atos de violência contra elas. A nova lei garante que condenados em sentenças definitivas por este tipo de crime (ou seja, quando não houver mais recursos legais) terão seus nomes e fotos divulgadas na relação, para conhecimento público, divulgados no site da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, a Sesdec. Rondônia é um dos Estados brasileiros com maior número de registros de feminicídios e ataques violentos contra mulheres. Todos os dias os dramas são relatados pela mídia. Famílias destruídas, jovens brutalizadas; agressões cada vez mais violentas, se tornam comuns. Aos poucos, começam as reações da sociedade. A nova lei já em vigor, pode ao menos mostrar o rosto e os nomes dos criminosos, muitos deles ainda impunes até hoje, pela série de recursos à Justiça.
Ao sancionar a lei, Sérgio Gonçalves defendeu toda e qualquer medida que sirva para ajudar no combate ao feminicídio e a violência contra as mulheres. O projeto, de autoria do próprio Poder Executivo, foi aprovado pela Assembleia Legislativa pela unanimidade dos parlamentares presentes à sessão. Certamente haverá contestação dos defensores dos direitos humanos dos criminosos, mas com a nova lei, Rondônia dá exemplo prático para o país sobre como devem ser tratados os covardes que matam e agridem mulheres.
PERGUNTINHA
A cena que aparece na foto não é na África, embora pareça. Na verdade, embora a gente esqueça muitas vezes, estamos vivendo muito perto da floresta, onde abundam vários animais selvagens. Você sabia que a dupla de onças – mãe e filhote – foi vista muito perto de nós, no rio Guaporé?
AUTOR: SÉRGIO PIRES