Salários e 13º do governo, prefeituras e Assembleia vão injetar perto de R$ 1 bilhão e meio na nossa economia
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloque o que será pago pelo Governo Federal e pelas empresas, pode-se multiplicar por até três vezes. Mas apenas o Governo do Estado, Prefeitura da Capital e Assembleia Legislativa, com o dinheiro do salário de dezembro e do 13º devem injetar, na economia do Estado, algo em torno de 1 bilhão e 150 milhões de reais. Outros 350 milhões (claro que é apenas uma previsão) deverão vir das demais 51 Prefeituras, algumas maiores e outras com poucos servidores a serem pagos. Só o Governo rondoniense vai depositar para seus funcionários, algo em torno de 900 milhões de reais (podendo ser um pouco mais), com o salário de dezembro e metade do 13º. A outra metade já foi antecipada no meio do ano. Já a Prefeitura da Capital paga dezembro e o 13º apenas para os nascidos no mês. Todo o servidor municipal recebe seu 13º antecipado, no mês do seu aniversário. Já Assembleia Legislativa vai remunerar seus cerca de 2 mil servidores com um triplo ganho. O salário de dezembro será depositado no dia 13 de dezembro; o salário do mês no dia 21 e uma gratificação especial de 5 mil reais a cada funcionário, virá provavelmente junto com o salário do último mês do ano.
No ano passado, em Dezembro, apenas o Governo de Rondônia pagou, entre vencimentos e o salário extra, nada menos do que 870 milhões de reais. Com todo o dinheiro previsto para entrar no mercado num só mês, as atividades econômicas estão esperando um final de ano muito positivo. Rondônia é um dos Estados que mais cresceu também em 2024, ao contrário do cenário que está se registrando em várias outras regiões. A Prefeitura da Capital tem uma estimativa de investir 110 milhões, entre salários e 13º. Com mais de 1 bi e 500 milhões vindos dos cofres dos dois níveis de governo (e aí não estão incluídos os servidores federais, que são em número menor, mas recebem geralmente salários maiores) nossa economia tende a encerrar o ano com números superlativos, mesmo com todas as dificuldades que a maioria da população ainda enfrenta, principalmente com os preços altos da alimentação e de serviços. Rondônia traz, para seu comércio e seus negócios, notícias bastante positivas, vindas principalmente da economia do contracheque. Esperemos a grana, pois!
LÉO VAI PRIORIZAR COMBATE ÀS ALAGAÇÕES, ENQUANTO BASTIDORES DA POLÍTICA SE FIXAM NO SEU SECRETARIADO
O prefeito eleito Léo Moraes interrompeu seu pequeno descanso com a família, veio a Porto Velho rapidamente (não se divulgou o motivo) e retornou no outro dia. Ele não tem usado suas redes sociais e o último vídeo que postou foi feito há dias atrás, quando comentou a situação das alagações na Capital e principalmente no chamado Canal do Tancredo, que ele chama de “um dos mais problemáticos”, garantindo que está ouvindo especialistas, visitando cidades que resolveram problemas semelhantes (como Florianópolis) e garantiu que “o nosso trabalho já começou”. Léo acrescentou ainda que está à busca de alternativas de soluções para este problema, que ele sublinha, “tanto atormenta e tira o sossego dos porto-velhenses”, como afirmou no vídeo gravado. Ou seja, fica claro que a questão das alagações está entre os primeiros problemas que ele pretende atacar, tão logo assuma o poder, em 1º de Janeiro.
Enquanto isso, as especulações sobre seu secretariado tomam conta dos bastidores. Fala-se em nomes que certamente farão parte da equipe (como Oscar Neto e Jaime Gazzola) mas, é na área da saúde que a boataria segue solta. O próprio Léo não dá qualquer indício sobre o perfil do escolhido e, claro, muito menos sobre possíveis nomes. Mas os corredores da política garantem que há pesos-pesados do setor sendo sondados. E indicados, inclusive com padrinhos poderosos. Mas o que mais se ouve é que, neste setor, a palavra do deputado federal e ex-secretário de saúde do Estado, Fernando Máximo, será decisiva. Claro que, oficialmente, ninguém comenta nada.
RAUPP DIZ QUE IRÁ PARA ONDE DEUS MANDAR, MAS TEM VÁRIOS CONVITES PARA VOLTAR A DISPUTAR A ELEIÇÃO DE 2026
Pra não se falar que ninguém avisou! Um movimento nos bastidores da política estadual está surgindo, ainda embrionário, para que o ex-senador Valdir Raupp volte às lides da política, depois de vários mandatos como um grande destaque entre os representantes de Rondônia no Congresso, em toda a nossa História. Injustiçado e inclusive atacado pela mesma mídia que hoje faz defesa de chefes de quadrilha e ladrões do dinheiro público, muitos confessos e que até devolveram parte do que roubaram, isso causou sérios danos na carreira do então senador, quando ele presidia o MDB. Foi certamente o que o tirou da vida pública, nos últimos anos. Contudo, por onde anda, Raupp tem sido instado a rever sua decisão de ficar fora da política. Ele não bateu o martelo, mas há pessoas próximas que dizem que ele anda balançando, tantos são os comentários positivos, que o estariam incentivando a repensar o tema. O que se sabe é que Marinha Raupp, até hoje considerada a melhor e mais atuante deputada federal que já tivemos, não irá mais concorrer a nada. Mas, com toda a certeza, ela não deixaria de ser um cabo eleitoral de luxo do marido.
Raupp anda analisando a situação. Teria inclusive vários convites para deixar o MDB e ingressar em outros siglas. Pelo menos três delas estariam esperando que ele tome sua decisão. A partir de Rolim de Moura, onde mora, o casal Raupp anda circulando pelo Estado, principalmente incentivando a ampliação de grupos do MDB Mulher, onde Marinha ainda é a maior liderança. Se topar, qual caminho Raupp seguiria? Há quem ache que ele pode optar por disputar uma cadeira à Câmara Federal ou uma das duas vagas ao Senado. Ainda tem prestígio para ambos. Questionado, Valdir Raupp responde com a frase feita: “o futuro a Deus pertence. Para onde ele me mandar, eu vou!”
KASSAB, O QUE ELEGEU MAIS PREFEITOS NO BRASIL, GARANTE REELEIÇÃO DE TARCÍSIO DE FREITAS EM SÃO PAULO
“Eu não vejo adversário para ele. Existe uma união de forças tão grande no entorno e ao lado dele que eu nunca vi igual. Não vejo adversário para ele. Nunca teve um gestor tão bem avaliado quanto ele. Tarcísio não tem adversário em São Paulo. Até os petistas, que não falam isso publicamente, nos bastidores reconhece que ele é um bom Governador. Tarcísio é muito qualificado”. Todos estes elogios, beirando à babação, foram feitas pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, num encontro com empresários, semana passada, em São Paulo. Kassab comanda o partido que elegeu o maior número de prefeitos do país, na última disputa pelas Prefeituras, com 887 eleitos nos 5.580 municípios. Seriam elogios a serem levados a sério, porque tudo indica que a gestão de Tarcísio de Freitas está tendo mesmo grande sucesso. O problema é a origem deles: Kassab é secretário de governo de Tarcísio e está trabalhando para ser o vice dele em 2026, quando o atual Governador concorreria a mais um mandato.
Kassab afirmou ainda que Tarcísio não deve concorrer à Presidência em 2026, porque ele afirma que Bolsonaro quer disputar, mesmo tendo se tornado inelegível pelo TSE, o que não se compreende muito bem. Mas para o presidente nacional do PSD, hoje o maior representante do Centrão, o atual governante paulista será nome quentíssimo para Presidente da República em 2030. Ou seja, a classe política (sempre os mesmos) se programa para o futuro deles. Talvez estejam se esquecendo de ouvir os eleitores. E responder a uma simples perguntinha: será que isso coincide com os interesses da população?
GOLPE VIA WHATSAPP? MORAES MANDA PRENDER CINCO QUE TERIAM PLANEJADO MORTE DE LULA, DE ALKCMIN E DELE MESMO
AS ÚLTIMAS DO INFORMA RONDÔNIA
++++ Millennials: a geração que vivenciou a transição do analógico ao digital
++++ Erário: a volta dos Marajás!
++++ Indicações questionadas; inauguração apressada; e vazamento de operação
O grande tema da mídia nacional, que esqueceu de fazer jornalismo e o está sepultando, sob as patas da ideologia esquerdista e da vingança contra quem não concorda com seu partidarismo, é o “atentado” que teria planejado por oficiais e membros da Polícia Federal todos muito próximos ao ex-Presidente Bolsonaro que, no final, é o grande alvo. As investigações apontam para o que o respeitado jornalista Alexandre Garcia chamou de “golpe pelo wattsapp”, na medida em que meia dúzia de malucos teriam planejado matar não só o Presidente da República, como seu vice, Alkmin e o ministro Alexandre de Moraes. Toda a estrutura da PF está a serviço de levantar os detalhes do “golpe”. O faz ao contrário, infelizmente, das investigações, até hoje proibidas, sobre quem está por trás de um atentado real, aquele praticado contra o próprio Bolsonaro. Há quem diga que exista uma polícia de Estado e outra polícia de governo. Claro que são apenas ilações que podem não ter fundamento, mas tudo o que envolve quem se posiciona do outro lado do muro em que está o atual governo brasileiro e seus aliados de primeira hora, como a maioria dos ministros do STF, tem contra si o peso da lei, mesmo que eventualmente as ações extrapolem a própria Constituição.
É triste quem milita no jornalismo há bem mais do que cinco décadas, ler, ouvir e assistir comentários sobre o assunto. Pelo noticiário, um sangrento golpe (que jamais sequer teve um segundo de realidade) foi planejado e todos os envolvidos, desde que próximos ao Ex-Presidente, já podem colocar suas barbas de molho. As primeiras cinco prisões já decretadas são apenas o começo da “reação”. Ou seja, não se dará paz a quem fez parte do governo que queria mudar a cara do país, do seu sistema judicial e da sua mídia. Chegou a hora da vingança?
CHRISÓSTOMO ESTÁ BRINCANDO COM FOGO: CHAMA DE “CONVERSA FURADA” O QUE A PF DENUNCIA COMO GOLPE DE ESTADO
O mandato do deputado federal de Rondônia, Coronel Chrisóstomo, está a perigo há bastante tempo. Ele tem ocupado a tribuna da Câmara com discursos duríssimos, principalmente com ataques ao presidente Lula, mas também ao STF e seus ministros. Acabou se expondo novamente e com a virulência de sempre. Desta vez para chamar de “conversa furada” aquele que é considerado pela PF e as autoridades maiores do país como uma tentativa tenebrosa de golpe de Estado, preparado por bolsonaristas próximos ao ex-Presidente. “Essa coisa que algumas pessoas e a imprensa estão dizendo que estão tentando matar Lula, Alckmin e Moraes… A única verdade que o Brasil sabe é que Adélio Bispo tentou matar Jair Bolsonaro e muitas instituições fazem vista grossa. Isso é real. A esquerda faz de conta que nada aconteceu!”, provocou o parlamentar. E continuou: “Olha, essa coisa de dizer que não sei quem está tentando matar e não sei o que e tal, gente, é um monte de conversa furada. A única coisa que o Brasil sabe, e é verdadeiro, foi o Adélio Bispo, que tentou matar o presidente Bolsonaro. Isso é real. Isso é verdadeiro.”
Além de tentar desqualificar o atentado, Chrisóstomo também mirou no seu alvo predileto: o presidente Lula. “Essa esquerda faz de conta que nada aconteceu, porque é um bando de irresponsáveis. Está lá o presidente Bolsonaro com a marca na barriga, porque essa esquerda é covarde, é mentirosa. Há exemplo desse senhor que anda mentindo, que tirou 24 milhões de famílias da pobreza. Só um maluco acredita nisso. Vai mentir assim lá não sei onde. Pelo amor de Deus, perdoai esse mentiroso”! ironizou. Chrisóstomo pode ser acusado de tudo, menos de não ser corajoso!
DEPOIS DO PRATO FÁCIL, SEAS VAI BANCAR 1.500 CAFÉS DA MANHÃ/DIA PARA APLACAR A FOME DE QUEM PRECISA
Não se combate a fome de quem está faminto só com discurso. Tem que haver ação. Neste quesito, que se tire o chapéu para iniciativas do governo de Rondônia, que através de sua Secretaria de ação social tem investido pesado e obtido resultados muito positivos neste contexto. As cerca de 4 milhões de refeições já servidas no programa Prato Fácil, que dá acesso à uma boa alimentação, a custo baixíssimo, a milhares de famílias rondonienses, que cumprem as exigências do programa. Agora, o governador Marcos Rocha e a secretária da Seas, Luana Rocha, anunciam mais um passo em direção ao real combate à fome. Trata-se do programa Pão Nosso, que vai bancar o café da manhã daquelas pessoas que estão na linha da pobreza e que não conseguem se alimentar corretamente na primeira refeição do dia. O novo programa vai funcionar nos mesmos moldes do Prato Fácil. A maior diferença é que, para usufruir do café da manhã, o usuário não precisará pagar nenhum centavo. A refeição será totalmente grátis.
Para ter acesso ao benefício, o usuário vai precisar apenas apresentar o cartão do CadÚnico e documento de identificação pessoal. O governo vai investir mais de 6 milhões e 600 mil reais por ano, para atender em torno de 1.500 pessoas por dia. Padarias e panificadoras podem se credenciar para tomarem parte no programa através do link https://rondonia.ro.gov.br/licitacao/821974/. Enfim, é um projeto social que realmente vai alimentar quem precisa. Menos papo furado, mais ação. A Seas está mostrando como se faz as coisas em benefício dos que mais precisam.
ADVOGADO E CHEFE DE GABINETE DE BAGATTOLI RECEBE MEDALHA ESPECIAL DOS 200 ANOS DO SENADO
Pelos corredores e gabinetes do Congresso Nacional não se destacam apenas deputados federais e senadores. Há toda uma equipe de apoio, formada numa primeira linha de servidores dedicados, geralmente escolhidos a dedo pelos parlamentares. Quando o trabalho deles é reconhecido publicamente, fica claro de suas importâncias para o bom andamento dos trabalhos dentro do legislativo brasileiro. O caso do advogado Marcelo André Veras Barrozo, chefe de gabinete do senador Jaime Bagattoli, é sintomático. Ele é uma figura respeitada não só entre seus colegas e chefia, mas também no contexto das ações que realiza no dia a dia, no Senado Federal. Marcelo recebeu, nas comemorações alusivas aos 200 anos do Senado, a Medalha do Mérito Palácio Conde dos Arcos, uma das mais altas condecorações concedidas no Congresso, reconhecendo servidores e personalidades que se destacaram em sua atuação.
A homenagem reflete não apenas o reconhecimento pelo trabalho já realizado, mas também a responsabilidade de continuar contribuindo para o fortalecimento do Legislativo e da advocacia. Marcelo Barrozo afirmou que este momento representa um marco em sua trajetória profissional e um incentivo para novos desafios. Marcelo Barrozo acumula 15 anos de trajetória no serviço público e no Legislativo, destacou-se por sua atuação técnica e jurídica. Em discurso emocionado, ele expressou sua gratidão pela homenagem.
PERGUNTINHAS
Você consegue identificar todos os personagens principais da foto? Reconhece o então poderoso Ulysses Guimarães; o governador Jerônimo Santana; o prefeito Tomás Correia; o senador Ronaldo Aragão; o deputado Bennesby e o deputado Sérgio Carvalho? Como dica, pode-se afirmar que a cena é de meados dos anos 80, quando Jerônimo tinha assumido há pouco o comando do governo rondoniense.
AUTOR: SÉRGIO PIRES