Estelionatários estão utilizando sites falsos para aplicar golpes, cobrando taxas e roubando dados
Porto Velho, RO – A Polícia Federal (PF/RO) emitiu um alerta sobre a crescente ocorrência de golpes envolvendo sites falsos que imitam o portal oficial da instituição. Estelionatários têm criado páginas fraudulentas com o objetivo de cobrar taxas indevidas e obter informações pessoais e financeiras de cidadãos que buscam emitir passaportes.
O golpe, segundo o comunicado, não apenas prejudica financeiramente as vítimas, que pagam por um passaporte que jamais será emitido, como também expõe seus dados bancários e de cartões de crédito, os quais podem ser usados para compras não autorizadas.
AS ÚLTIMAS DO INFORMA RONDÔNIA
++++
A Polícia Federal reforçou que é a única instituição responsável pela emissão do passaporte brasileiro. O órgão orienta que os cidadãos nunca forneçam informações pessoais ou efetuem pagamentos em sites que não sejam o oficial. O único endereço eletrônico seguro para solicitação de passaporte é www.gov.br/pf.
Além disso, foram destacadas orientações detalhadas para identificar o site correto e evitar fraudes:
- Verificar a URL do site. O único endereço oficial da Polícia Federal é www.gov.br/pf.
- Conferir as informações no boleto ou no sistema de pagamento. O CNPJ oficial da taxa de passaporte é 00.394.494/0003-06 para boletos e 00.394.460/0409-50 para pagamentos via PagTesouro.
- Observar o beneficiário do pagamento. No caso de boletos, o beneficiário será “Ministério da Justiça e Segurança Pública”, podendo aparecer abreviado. Para pagamentos pelo PagTesouro, o beneficiário será o “Tesouro Nacional”.
A Polícia Federal alerta que, diante de qualquer dúvida, os cidadãos devem entrar em contato com os canais oficiais da instituição para confirmar a veracidade das informações e evitar ser vítima de crimes virtuais.
AUTOR: INFORMA RONDÔNIA