Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

CIDADANIA
Projeto do Detran leva educação para o trânsito a alunos do ensino fundamental em Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Iniciativa contempla 53 estudantes do 5º ano com aulas integradas a disciplinas regulares até setembro

Por Informa Rondônia - quinta-feira, 03/07/2025 - 12h23

Conteúdo compartilhado 189 vezes

Porto Velho, RO – O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) está realizando a segunda edição do “Projeto Agente Mirim da Cidadania no Trânsito” na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luís Soares de Cássia, em Porto Velho. A iniciativa atende 53 estudantes do 5º ano, com idades entre 9 e 11 anos, em atividades que começaram em maio e seguem até o mês de setembro.

As ações do projeto são executadas pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), com o objetivo de incluir a educação para o trânsito no cotidiano de crianças e adolescentes, buscando a construção de uma sociedade que conheça normas e práticas de segurança no trânsito desde cedo. As atividades são desenvolvidas de forma prática e dialogam com conteúdos de disciplinas como português, matemática, ciências, geografia e educação física.

Toda segunda-feira, os estudantes participam de aulas conduzidas por servidores do Detran-RO, com atividades que tratam da educação para o trânsito de forma integrada e dinâmica. Durante as aulas, os conteúdos são trabalhados de maneira vinculada ao que os alunos já estudam em sala de aula, como ocorreu na última atividade, que relacionou os temas do trânsito com matemática.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, afirmou que o projeto reforça o compromisso do governo com a educação e com a segurança no trânsito. “A iniciativa fortalece a conscientização dos estudantes, formando cidadãos mais responsáveis e conscientes de seus papéis na sociedade. Esse projeto é um passo importante para reduzir acidentes e promover uma cultura de respeito às normas de trânsito, refletindo o compromisso do governo de Rondônia com o bem-estar e a segurança da população”, declarou.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, declarou que “ao ensinarmos nossas crianças sobre cidadania no trânsito, estamos plantando uma semente que vai dar frutos por toda a vida. A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos dar a estas crianças para salvar vidas no trânsito.”

O agente de trânsito e coordenador de educação para a segurança e cidadania no trânsito, Joe Santos, explicou que as aulas oferecem a oportunidade de reforçar o que os alunos já aprendem na escola, relacionando os conteúdos ao cotidiano. “Essa é uma forma de ensinar valores e cuidados no trânsito, enquanto reforçam o que já aprendem na escola, mostrando que o trânsito é dinâmico e tudo o que se aprende em sala tem seu valor”, afirmou.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: