Evento realizado em Porto Velho reuniu representantes estaduais e municipais para tratar de ações conjuntas e metas do sistema de saúde pública em Rondônia
Porto Velho, RO – Nos dias 9 e 10 de julho, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) promoveu reunião em Porto Velho com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), secretários municipais e equipes técnicas dos 52 municípios de Rondônia. A iniciativa teve como objetivo consolidar a gestão compartilhada do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
A programação foi dividida em dois momentos: no primeiro dia, ocorreu a reunião da Câmara Técnica; no segundo, a Reunião Ordinária da CIB. Entre os assuntos abordados estiveram a habilitação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a adesão ao Projeto Mais Médicos, a atuação dos Especialistas do Programa Mais Médicos e a pactuação de metas e indicadores do Sistema de Informação de Indicadores da Pactuação Interfederativa (Sispacto).
A CIB funciona como instância colegiada de negociação e articulação entre os níveis estadual e municipal de governo, sendo responsável pela regulamentação e execução das políticas públicas de saúde no estado, com foco na universalidade, integralidade e equidade da atenção à saúde.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, avaliou que o encontro proporcionou um canal direto de comunicação com os gestores municipais. “Ouvir as demandas dos secretários e equipes técnicas colabora com a melhor assistência ao paciente. A saúde é feita por pessoas que gostam de cuidar de pessoas”, declarou.
A secretária executiva da CIB, Jeane Ribeiro de Oliveira, explicou que todas as decisões da comissão são publicadas oficialmente. “Com compromisso com a transparência e a gestão pública, damos publicidade aos atos emanados da comissão, obedecendo aos princípios da administração pública”, afirmou.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, também comentou sobre o modelo de gestão adotado no setor. Segundo ele, a atuação conjunta entre estado e municípios contribui para a melhoria do atendimento. “Espaços de novas pactuações, como a reunião da CIB, colaboram para a promoção da saúde no nosso estado”, disse.
A composição da CIB em Rondônia conta com 12 representantes da Sesau e 12 do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). As reuniões ocorrem mensalmente e tratam tanto da execução das políticas de saúde quanto da alocação de recursos entre os entes federativos.
Durante o encontro, houve reconhecimento a iniciativas municipais. A enfermeira Josiéllyda Lopes Teixeira, de Buritis, foi homenageada pelo projeto que transformou uma ambulância fora de uso em um consultório móvel para atendimento a mulheres, que circula pelos bairros da cidade. A iniciativa foi destaque na 20ª edição da premiação “Mostra Brasil, Aqui Tem SUS”, promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).