Obra contempla sinalização, pontes, terceira faixa e passagens de fauna, segundo governo de Rondônia
Porto Velho, RO – Com 81 dos 84 quilômetros já pavimentados com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), a obra de pavimentação da Rodovia TransRondônia (RO-370) avança para a etapa final de execução. Localizada na região do Cone Sul do estado, a intervenção recebeu investimento superior a R$ 320 milhões, conforme informou o governo de Rondônia.
O projeto inclui, além da pavimentação, a construção de duas pontes em concreto, implantação de faixas adicionais para ultrapassagem, sinalização horizontal e vertical e passagens de fauna. Segundo o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), o pavimento utilizado tem 10 centímetros de espessura e foi projetado para suportar alto volume de tráfego.
Na terça-feira (8), o governador de Rondônia, Marcos Rocha, acompanhado do diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, realizou uma visita técnica ao local para acompanhar o andamento dos serviços. Segundo eles, os trabalhos seguem em ritmo acelerado para a conclusão dos últimos trechos.
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“O investimento de mais de R$ 320 milhões é aplicado em uma rodovia estratégica que impulsiona o escoamento da produção agrícola, garante segurança aos usuários e conecta diretamente municípios importantes como Parecis e Chupinguaia. Estamos concluindo uma das obras mais transformadoras da história de Rondônia”, declarou o governador Marcos Rocha.
O diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, afirmou que a obra tem como diretriz o padrão técnico e estrutural. “Desde o início, nossa equipe trabalhou com rigor e planejamento para garantir uma rodovia com alto padrão. A espessura do pavimento, os dispositivos de segurança, como faixas adicionais e passagens de fauna, e as obras de arte especiais, como pontes e drenagem, tornam essa rodovia uma referência em infraestrutura viária no estado”, explicou.
Os engenheiros Diego Delani e Raphael Tomio Colaço, responsáveis pela execução da obra, destacaram o rigor técnico adotado durante todo o processo. “Seguimos rigorosamente todas as etapas, desde a terraplenagem até a aplicação do CBUQ. Estamos na fase de finalização e ajustes da sinalização”, relatou Delani. Já Raphael Colaço informou que “cada detalhe foi pensado para garantir qualidade e sustentabilidade”.
A RO-370 é considerada uma das principais rotas de integração da região do Cone Sul e, segundo o governo estadual, sua finalização contribuirá para a mobilidade e o desenvolvimento regional.