Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

POLÍCIA AMBIENTAL
Batalhão Ambiental visita CENSIPAM e amplia cooperação no uso de geotecnologias

🛠️ Acessibilidade:

Encontro em Porto Velho reforça parceria no combate a crimes ambientais por meio de sensoriamento remoto

Por Informa Rondônia - quinta-feira, 17/07/2025 - 08h52

Conteúdo compartilhado 93 vezes

Porto Velho, RO – Na manhã de 9 de julho de 2025, o Comando do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar de Rondônia realizou uma visita institucional ao Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), em Porto Velho. O encontro teve como foco o fortalecimento da parceria entre as instituições e a ampliação do intercâmbio técnico sobre o uso de geotecnologias e sensoriamento remoto na prevenção e repressão de delitos ambientais na Amazônia.

Durante a recepção, o gerente regional do CENSIPAM em Porto Velho, Caê Aires Moura Lacerda, comentou sobre a relação entre as entidades. “É sempre bom receber no CENSIPAM os nossos parceiros e os nossos clientes. O Batalhão de Polícia Ambiental sempre foi um dos principais clientes do CENSIPAM em todas as nossas unidades na Amazônia Legal. É muito importante esse trabalho conjunto porque o BPA tem um trabalho primordial na detecção de desmatamento, no combate ostensivo aos ilícitos ambientais, e o uso de geotecnologias e de sensoriamento remoto para essa atividade é essencial. Porque a atividade, quando dotada de inteligência, de geointeligência, se torna infinitamente mais efetiva e mais eficiente”, afirmou.

O comandante do BPA, tenente-coronel Railinson Baumann Lopes, também comentou sobre a relevância da cooperação técnica: “O CENSIPAM é um aliado estratégico na missão do BPA. A atuação em campo exige cada vez mais precisão, e o acesso a dados atualizados, imagens e análises geoespaciais potencializa nossa capacidade de resposta. Fortalecer essa cooperação é essencial para o enfrentamento qualificado aos crimes ambientais que ameaçam a nossa biodiversidade.”

A agenda institucional teve como um de seus focos a consolidação do uso de tecnologia como recurso no combate a infrações ambientais, com ênfase no intercâmbio de informações georreferenciadas e na atuação conjunta das equipes.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: