Cerimônia em Porto Velho detalha aplicação de recursos nas áreas de saúde, educação e infraestrutura
Porto Velho, RO – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem agenda marcada em Porto Velho nesta sexta-feira (8), com cerimônia prevista para ocorrer às 15h30 no Teatro Estadual Palácio das Artes. O evento reunirá representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de integrantes da sociedade civil, para o anúncio de novos investimentos do Governo Federal em Rondônia.
Entre as ações previstas, estão aportes nas áreas de educação, energia e infraestrutura de transportes. A iniciativa tem como meta fomentar o desenvolvimento regional, ampliar a oferta de empregos e reforçar os serviços públicos em benefício da população local.
Porto Velho, capital rondoniense, foi contemplada com R$ 37.331.478,94 por meio do Novo PAC Seleções. O valor marca o retorno de recursos federais após 12 anos sem aportes da modalidade. A capital está entre os três municípios brasileiros que mais apresentaram projetos ao programa em 2025.
A maior parte dos recursos será destinada à área da saúde, com prioridade na expansão do acesso a serviços básicos e no fortalecimento da rede pública. Ao todo, os 52 municípios do estado inscreveram propostas no Novo PAC. O eixo voltado à saúde prevê a liberação de quase R$ 92 milhões para aumentar a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
A visita do presidente ao estado estava inicialmente agendada para abril, mas foi adiada em razão do funeral do Papa Francisco, ocorrido no Vaticano. Com o novo cronograma, o Palácio do Planalto retoma as ações presenciais na região Norte.
Na área da saúde, o governo retomou iniciativas como o programa Mais Médicos e a Farmácia Popular. Já no setor educacional, o foco está na ampliação da rede federal de ensino técnico e superior, assim como em medidas voltadas à valorização da educação básica.
O Novo PAC contempla ainda obras de infraestrutura em todos os estados, integrando projetos voltados à logística, mobilidade, energia e saneamento.
Segundo dados apresentados no evento, a atuação da administração federal também inclui ações de combate à fome, redução da pobreza e geração de empregos. De acordo com registros oficiais, o país apresenta atualmente um dos menores índices de desemprego dos últimos anos e crescimento na formalização do trabalho.
No plano internacional, o Governo Federal tem priorizado a reaproximação com parceiros estratégicos como China e França, buscando ampliar a presença do Brasil em acordos e iniciativas multilaterais.
A agenda em Rondônia reforça o direcionamento do Governo Federal para políticas públicas regionais, com prioridade a áreas que estiveram fora do foco dos investimentos em gestões anteriores.