Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

APRENDIZADO INTEGRADO
Projeto Agente Mirim retoma atividades com foco em educação para o trânsito em Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Turma participa de aula com brincadeiras e dinâmicas sobre regras e cidadania no trânsito

Por Informa Rondônia - quinta-feira, 07/08/2025 - 08h34

Conteúdo compartilhado 111 vezes

Porto Velho, RO – As atividades da segunda turma do projeto “Agentes Mirins da Cidadania no Trânsito” foram retomadas na segunda-feira (4), após o recesso escolar, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luís Soares de Cássia, em Porto Velho. A ação, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito (Eptran), utiliza a educação física para ensinar noções de cidadania, atenção, organização e respeito às normas de trânsito.

Nesta fase do projeto, as crianças participaram de dinâmicas corporais que simularam situações do cotidiano no trânsito. Durante as atividades, elas praticaram brincadeiras tradicionais adaptadas para promover o respeito aos limites individuais e coletivos, cooperação e segurança, além de valores como empatia e solidariedade. Uma das brincadeiras propostas consistia em andar com balões presos às costas dos colegas sem deixá-los cair, promovendo a ideia de cuidado e atenção.

A iniciativa teve início em maio e está prevista para ser concluída em setembro com a formatura da turma. Ao longo desse período, os participantes têm acesso a conteúdos interdisciplinares que integram o aprendizado sobre o trânsito com matérias como português, matemática, ciências, geografia e educação física.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, afirmou que a ação reforça a conscientização no ambiente escolar. “A iniciativa estimula a conscientização dos estudantes, formando cidadãos mais responsáveis e conscientes de seus papéis na sociedade”, declarou.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, também destacou o impacto da proposta. Segundo ele, “este projeto é um passo importante para reduzir sinistros e promover uma cultura de respeito às normas de trânsito, refletindo o compromisso do governo de Rondônia com a segurança da população, formando futuros condutores mais responsáveis.”

A diretora da escola, Marcilene Ferreira da Silva, considerou positiva a participação dos estudantes e das famílias. Ela relatou que a ação contribuiu para a integração da comunidade escolar e proporcionou novas experiências aos alunos. “Estar aqui é vibrante. Sair da rotina escolar, vir de ônibus e perceber toda esta organização é um aprendizado aos alunos também e inclui no currículo”, afirmou.

A aluna Evelyn Oliveira dos Santos, de 11 anos, relatou ter compreendido a relação entre as brincadeiras e a educação no trânsito. “Temos de andar com calma, senão o balão estoura. Assim é o trânsito, se todos andarem direitinho, a gente chega em casa sem acidentes”, disse.

O professor Sidnei Rodrigues, responsável pelas atividades, explicou que as dinâmicas contribuem para o desenvolvimento de habilidades motoras como equilíbrio, força e coordenação, além de reforçarem a importância das atitudes conscientes no trânsito, seja como pedestre ou ciclista.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: