Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

PRIMEIRA HABILITAÇÃO
Lista de selecionados para CNH Social será publicada dia 11 no site do Detran-RO

🛠️ Acessibilidade:

Consulta deve ser feita na aba do programa; candidatos precisam apresentar documentos de 13 a 22 de agosto

Por Informa Rondônia - sábado, 09/08/2025 - 08h45

Conteúdo compartilhado 234 vezes

Porto Velho, RO – A relação de aprovados na primeira etapa do programa CNH Social, promovido pelo governo de Rondônia, será divulgada na próxima segunda-feira (11) no site oficial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), na seção dedicada ao programa. Os selecionados deverão apresentar a documentação comprobatória para efetivar a inscrição entre os dias 13 e 22 de agosto.

O programa é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social, conforme critérios estabelecidos em edital, oferecendo curso gratuito para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foram disponibilizadas 1.500 vagas nas categorias A, B e AB, sendo 150 destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD).

Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa busca promover a inclusão social e ampliar oportunidades, como acesso a vagas de trabalho e estímulo ao desenvolvimento econômico e social.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, informou que, após a divulgação da lista, os candidatos deverão comparecer a uma unidade do órgão munidos de documento de identificação original e comprovante de residência. “É uma etapa fundamental para darmos continuidade nesse processo”, afirmou.

O atendimento será realizado nas Ciretrans e Postos Avançados, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, em endereços disponíveis no site do Detran-RO. Nessa fase, será aberto o processo da primeira habilitação, com captura de foto e registro biométrico. O documento de identificação deve ser o mesmo informado na inscrição, sob risco de desclassificação.

Após a abertura do processo Renach, os candidatos passarão por Avaliação Psicológica e Exame de Aptidão Física e Mental. Sendo considerados aptos, iniciarão o curso teórico-técnico em entidades credenciadas. O prazo para concluir o curso e realizar a prova teórica é de até 60 dias, contados a partir do início das aulas. Aprovados nessa etapa iniciarão as aulas práticas de direção veicular. Detalhes adicionais constam no edital do programa.

Na inscrição, os interessados puderam declarar condição de PcD para concorrer às vagas reservadas. A diretora Técnica de Habilitação do Detran-RO, Aline Lima Pinto, explicou que as adaptações necessárias para conduzir o veículo serão verificadas no Exame de Aptidão Física e Mental e pela Junta Médica Especial. “O candidato que se declarou PcD deverá apresentar laudos e exames que confirmem a deficiência informada. Apenas serão contemplados aqueles cuja condição não impeça a obtenção da habilitação, conforme a legislação de trânsito vigente”, disse.

Durante as inscrições, o site do Detran-RO chegou a registrar cerca de 14 mil acessos por segundo. Para o diretor-geral, essa primeira edição do programa no estado revelou grande interesse e impacto na vida dos participantes, ampliando oportunidades de trabalho e condições de locomoção.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: