Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

SEGURANÇA INTEGRADA
Segurança pública na Amazônia: Rondônia participa de reunião nacional para ampliar integração e uso de tecnologias

🛠️ Acessibilidade:

Governadores e secretários discutem ações contra crime organizado, contrabando e estratégias de modernização policial

Por Informa Rondônia - sexta-feira, 15/08/2025 - 14h14

Conteúdo compartilhado 162 vezes

Porto Velho, RO – O governo de Rondônia esteve representado em Manaus entre 12 e 15 de agosto, na 96ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). O encontro reuniu gestores de segurança de diferentes estados para debater medidas relacionadas ao combate ao contrabando, aplicação de novas tecnologias no policiamento, preservação ambiental e administração dos fundos de segurança.

Durante o evento, o governador Marcos Rocha destacou que Rondônia, por sua localização na Amazônia, tem papel estratégico nas políticas de segurança. “Rondônia está estrategicamente posicionada na Amazônia e, estar na linha de frente das políticas de segurança é essencial. Esse diálogo com outros estados e com o governo federal é fundamental para garantir proteção à população e preservação do nosso território”, afirmou.

Entre os temas apresentados esteve o “Sistema Vigia”, desenvolvido no Mato Grosso, voltado ao monitoramento de áreas de fronteira e já integrado a outros estados. O modelo foi considerado relevante para Rondônia, que enfrenta desafios no enfrentamento ao crime transnacional e mantém iniciativas semelhantes. Também houve apresentação de uma empresa multinacional fabricante de tabaco sobre o impacto do comércio ilícito de cigarros e do contrabando na atuação do crime organizado e nas finanças públicas.

As discussões contemplaram ainda a modernização das forças policiais, com a apresentação de sistemas de radiocomunicação e integração de dados de segurança pública pela Diretoria de Gestão e Integração de Informações (DGI) e pela Câmara Técnica de Inteligência de Segurança Pública (CTISP).

A diretora de gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli, explicou estratégias de financiamento voltadas ao fortalecimento das polícias. A pauta ambiental foi abordada pelo diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire de Barros, que tratou da importância da proteção da floresta no combate ao crime organizado.

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, enfatizou que a troca de experiências e a integração de sistemas são essenciais. “Estamos alinhando estratégias, conhecendo tecnologias e fortalecendo parcerias para que Rondônia tenha uma segurança cada vez mais moderna e eficaz. A integração nacional é a chave para combatermos o crime com mais inteligência”, disse.

A programação será encerrada com visitas técnicas, incluindo o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia) e o 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. As deliberações do Consesp devem orientar ações de segurança nos próximos meses em todo o país.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: