Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

POPULAÇÃO
Cidadania em Movimento leva atendimentos gratuitos à comunidade

🛠️ Acessibilidade:

Projeto ofereceu serviços de saúde, documentação e orientação jurídica em Porto Velho

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 18/08/2025 - 11h35

Conteúdo compartilhado 60 vezes

Porto Velho, RO – Moradores de diferentes regiões de Porto Velho participaram no sábado (16) de mais uma edição do Projeto Cidadania em Movimento, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social e da Família (Semias). A ação ocorreu na Escola Estadual Major Guapindaia, no bairro São João Bosco, e disponibilizou atendimentos médicos, emissão de documentos, cortes de cabelo, serviços de assistência social e orientação jurídica.

Entre os participantes estava a dona de casa Francisca Santos, moradora do Residencial Orgulho do Madeira, na zona Leste da capital. “Eu cheguei aqui bem cedo, por volta das 8h. Eu vim da zona Leste da capital buscar atendimentos para o meu filho. Hoje já trocamos os documentos do meu filho, passe livre, carteira de autista e ele ainda cortou o cabelo. A Prefeitura está de parabéns por esse projeto, é maravilhoso, e mesmo sendo longe da minha casa eu fiz questão de participar”, afirmou.

Outro morador que esteve presente foi o professor Edvaldo Souza, do bairro São João Bosco, que levou o filho Emanuel Gadelha, de 12 anos. Pai e filho também aproveitaram os serviços gratuitos de corte de cabelo. “Meu filho só corta cabelo comigo e então eu aproveitei que essa ação aconteceu aqui perto de casa e já saímos daqui com cabelo cortado. Queria agradecer à Prefeitura de Porto Velho porque eu nunca tinha visto muitas ações em pouco tempo de gestão, o prefeito Léo Moraes está de parabéns”, declarou.

A iniciativa contou com a colaboração de diversas secretarias municipais e instituições parceiras. Foram ofertados serviços como Cadastro Único (CadÚnico), emissão de carteiras do Idoso, do Autista e Id Jovem, Passe Livre Estadual, alistamento militar, atendimento psicossocial, Programa Mamãe Cheguei e Serviço Família Acolhedora.

Além disso, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) também participou. “Nós oferecemos todos os serviços que são oferecidos nos cartórios do TRE, entre eles, primeiro título, transferência, mudança de local de endereço, regularização de título entre outros”, explicou Lêda Betânia, assessora da direção-geral do TRE-RO.

De acordo com a secretária da Semias, Lucília Muniz de Queiroz, o projeto tem o objetivo de ampliar o acesso a serviços essenciais. “Esse é um evento importante, de instrumento social para atendimentos que a população não teria acesso tão fácil. Por isso, a gestão do prefeito Léo Moraes tem o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos porto-velhenses. Fiquem atentos ao nosso cronograma, que vai seguir com diversas outras ações pelos próximos meses”, disse.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: