Ação cumpriu 11 mandados de busca, quatro de prisão preventiva e bloqueou judicialmente mais de R$ 12 milhões
Porto Velho, RO – A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (4), a Operação Fragmentos, destinada a combater a exploração ilegal de minérios no interior da Terra Indígena Zoró, em Mato Grosso. A medida decorre de decisão da Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Juína e resultou no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e bloqueio judicial de valores que somam mais de R$ 12 milhões.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
As investigações tiveram início a partir de representações apresentadas pelo Ministério Público Federal e pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que relataram a ocorrência de extração irregular de minérios e madeira na região. A Polícia Federal, com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Funai, realizou diligências que confirmaram atividades ilícitas em áreas próximas à Aldeia Ikarej (Pepuj), dentro da Terra Indígena Zoró.
Durante as ações em campo, foram encontrados acampamentos, estruturas utilizadas para extração de ouro, áreas de desmatamento irregular e equipamentos empregados no garimpo. As diligências também identificaram pessoas envolvidas na logística e no financiamento das atividades ilegais.
Segundo a Polícia Federal, a operação tem como objetivo desarticular a organização criminosa responsável pela exploração irregular de recursos naturais na região e promover a descapitalização econômica dos investigados, por meio do bloqueio de bens e valores. O material apreendido será analisado para dar continuidade às investigações.