Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

REGULARIZAÇÃO
Prefeitura de Porto Velho entrega 404 escrituras e projeta mais de 2 mil títulos até o fim de 2025

🛠️ Acessibilidade:

Moradores de diferentes bairros receberam documentos de propriedade em evento no Teatro Banzeiros

Por Informa Rondônia - domingo, 07/09/2025 - 09h13

Conteúdo compartilhado 171 vezes

Porto Velho, RO – A Prefeitura de Porto Velho realizou neste sábado (6) a entrega de 404 escrituras públicas a moradores dos bairros Socialista I, Assentamento Nova Aliança, Loteamento Jardim Miraflores e Empreendimento Veredas II. A solenidade ocorreu no Teatro Banzeiros e integra o processo de regularização fundiária em andamento no município.

Segundo o secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Semdec), Raimundo Alencar, o planejamento da gestão prevê que, somados aos títulos entregues nos primeiros 100 dias do mandato do prefeito Léo Moraes, o número de documentos deve ultrapassar 2 mil até o final de 2025. “Com essas 404 pessoas que vão ser agraciadas com título e propriedade, mais os 1.004 que foram entregues dentro dos 100 dias da gestão Léo Moraes, nós vamos, até o fim do ano, passar dos 2 mil títulos a serem entregues”, afirmou.

Entre os contemplados estava Ruth Maria, que aguardava desde 1999 pelo documento de propriedade. Ela relatou que enfrentou anos de insegurança para manter o lar onde criou seus filhos. “Lembro que eu trabalhava e tinha que sair correndo, porque queriam tirar a gente dali. É gratificante saber que a gente já é dono da casa. Agradeço primeiramente a Deus e ao prefeito Léo Moraes que está realizando esse sonho”, declarou.

Outro beneficiado foi Benedito Rodrigues, de 72 anos, morador do bairro Socialista. Com o título em mãos, ele destacou a importância do reconhecimento de sua propriedade. “Essas lágrimas aqui são de felicidade. E ter o respeito da sociedade, não ser visto como invasor. Estou muito feliz”, disse.

Também presente no evento, Edinelza Cabral acompanhou a cerimônia e aguarda a sua vez para receber o documento. “É uma vitória para todos que estão aqui. Eu quero agradecer às autoridades que estão fazendo esse trabalho, para dar o direito de nós termos o documento da nossa casa própria. Eu espero muito em breve receber o meu também”, afirmou.

Durante a entrega, o prefeito Léo Moraes ressaltou que a regularização fundiária representa mais do que a garantia legal da propriedade. Ele afirmou que a medida tem impacto social e econômico. “Isso é dignidade, isso é expectativa de dias melhores, é a retomada do crescimento local, é também o recurso, o dinheiro circulando na própria comunidade, capacidade de investimento, de financiamento, de melhorar o seu empreendimento, a sua casa, a sua morada. Temos muito o que fazer, mas já iniciamos e demos uma outra velocidade à regularização fundiária da nossa Porto Velho”, declarou.

O prefeito também destacou que a gestão está em processo de aquisição de novas ferramentas para acelerar o trabalho. “Queremos fazer ainda muito mais, estamos num processo de aquisição de novas tecnologias, software, para que nós tenhamos ainda mais celeridade. Isso é não só eficácia, é eficiência, gastando menos e entregando mais para o nosso povo, para a nossa Porto Velho”, acrescentou.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: