Evento cívico-militar celebrou os 203 anos da Independência do Brasil com participação de escolas, forças de segurança e instituições civis
Porto Velho, RO – O desfile cívico-militar em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil ocorreu neste domingo (7) em novo local, na Avenida Santos Dumont, próximo ao Espaço Alternativo, em Porto Velho. A Casa Militar da Governadoria informou que cerca de 6 mil pessoas acompanharam o evento, que teve arquibancadas lotadas e diversas apresentações.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, participou da solenidade e destacou a importância da data. Ele afirmou que o momento reforça a valorização da história, das conquistas e lutas do povo brasileiro, além de simbolizar o compromisso de construção de um país mais forte. “Esse é um dia especial para o Brasil e para Rondônia, lembrar que muitos lutaram para que o Brasil fosse soberano e honrasse os símbolos nacionais. O nosso país passa por um momento de lutas ideológicas, mas o que devemos valorizar é a luta pelo nosso país, pelo respeito uns pelos outros, pelas conquistas que tornam a vida melhor para todos e, neste aspecto, Rondônia vem contribuindo com o desenvolvimento da nação, com índices nunca antes conquistados, a exemplo da segunda menor taxa de desemprego do Brasil, com um ambiente econômico forte, próspero e elogiado. Ser soberano é isso, é trabalhar para construir um estado e um país forte em todas as áreas”, afirmou.
A cerimônia foi organizada pela Casa Militar da Governadoria e contou com participação de estudantes, instituições civis e militares sob o tema “Unidos pela história. Fortes pelos valores”. O desfile durou cerca de uma hora. Antes do início, o governador Marcos Rocha e o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva Príncipe da Beira, general Marco Aurélio Magalhães, realizaram a revista às tropas.
O general Marco Aurélio Magalhães ressaltou a importância da valorização dos símbolos nacionais. “As grandes nações do mundo valorizam seus símbolos e a sua independência. No Brasil não pode ser diferente. Esse é o dia importante para o nosso país e para o nosso bem-estar. Nós temos que valorizar o nosso passado e cultuar o nosso patriotismo, motivar e envolver nossos jovens e toda a sociedade no amor pela nação.”
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
++++
O desfile foi aberto pela bailarina da praça, figura folclórica de Porto Velho. Em seguida, houve a participação de tropas militares, veículos motorizados, escolas e entidades civis. Bandas da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e da Polícia Militar de Rondônia também se apresentaram.
O secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Valdemir Góes, afirmou que o evento foi resultado de esforço conjunto. “Preparamos esse ano o desfile em um local novo, com nova estrutura e tivemos como resposta um evento brilhante, bonito, com o prestígio da população. Queremos, portanto, agradecer a todas as instituições civis e militares presentes, como: As Forças Armadas do Brasil (Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira), o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), a Polícia Militar do estado de Rondônia (PMRO), os estudantes, todos, que fizeram deste um evento emocionante e histórico.”
Participaram estudantes de 13 escolas estaduais. O ajudante de ordens da Casa Militar, major PM José Cisne, destacou que o novo espaço superou as expectativas. “Mesmo sendo em um local novo, o público presente no desfile superou as nossas expectativas. Além disso, o evento foi marcado pelo fortalecimento do civismo, que não pertence só aos militares, mas a todos, começando com as nossas crianças, tanto que além dos estudantes também tivemos no desfile policiais mirins e bombeiros mirins. Foram muitos os aplausos, e a única manifestação foi de alegria por todos os presentes.”
O desfile fez parte da programação da Semana da Pátria, iniciada em 1º de setembro no Palácio Rio Madeira, sede do governo estadual. A organização do evento incluiu planejamento do trajeto, disponibilização de estacionamento, banheiros químicos e áreas reservadas para idosos, pessoas com deficiência e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O militar aposentado Jackson Conceição acompanhou a cerimônia e destacou a união entre comunidade e militares. “É importante ter um país seguro, com pessoas que valorizam a pátria. O desfile cívico-militar em Rondônia foi um espetáculo, o tempo também ajudou, foi tudo bem organizado, um dos melhores.”
A dona de casa Sara Araújo, acompanhada da filha, esteve presente para prestigiar o filho que desfilou pela escola Brasília. “Esse é o evento mais maravilhoso do qual estou participando. Consegui acompanhar a apresentação do meu filho com conforto e segurança. Além disso, não teve sol, um clima ótimo. E esse é um evento importante e marcante para os brasileiros, pois nós amamos o Brasil”, afirmou.