Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

FISCALIZAÇÃO E CONTROLE
Curso sobre gestão ágil no TCE-RO capacita servidores com foco em resultados à sociedade

🛠️ Acessibilidade:

Capacitação promovida pela Escola Superior de Contas ensina metodologias ágeis e destaca ferramentas como Scrum, Kanban, Lean e OKRs para aprimorar os serviços oferecidos pelo TCE-RO

Por Informa Rondônia - quinta-feira, 11/09/2025 - 16h02

Conteúdo compartilhado 138 vezes

Porto Velho, RO – O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) deu início, nesta semana, ao curso Imersão – Gestão Ágil, promovido pela Escola Superior de Contas. A capacitação foi elaborada para que os servidores aprimorem o uso de metodologias ágeis no desenvolvimento de projetos e na execução de tarefas voltadas ao atendimento da população.

As aulas são ministradas por professores com experiência em gestão de projetos e utilizam práticas que permitem mais organização e eficiência. Entre os conteúdos abordados estão Scrum, Kanban, Lean e OKRs, ferramentas que auxiliam no planejamento, no acompanhamento e na execução das atividades institucionais.

O professor Denisson Vieira destacou que a gestão ágil busca priorizar o que gera benefícios diretos à população. “Todo o mecanismo de gestão ágil é feito para que a gente priorize o que realmente importa e entregue o máximo de benefícios para a sociedade”, afirmou. Já o professor Igor Paiva acrescentou que a metodologia também proporciona condições melhores aos servidores: “O foco da metodologia ágil é criar valor para o cidadão, mas também satisfação aos servidores, que conseguem desenvolver suas atividades de forma mais leve”.

A servidora Nubiana Pedruzzi explicou que as ferramentas apresentadas permitem que o trabalho seja executado com maior clareza e direcionamento. “São métodos que utilizamos desde o planejamento até a execução, que podem ser aplicados em várias áreas do Tribunal. As ferramentas possibilitam que nossas atividades fiquem mais transparentes e de que aquilo que estamos fazendo é para alcançar um objetivo maior”, disse.

O servidor Filipe Baraúna ressaltou que a aplicação da metodologia ágil reflete diretamente no serviço oferecido. “A metodologia ágil, de certa forma, é muito impactante para o cidadão, porque além de trazer agilidade, aprimora a qualidade das entregas, entregando serviços com melhor qualidade e efetividade”, afirmou. Também participante da capacitação, o servidor Helton Bentes destacou os resultados esperados: “São ferramentas que vão agregar valor ao nosso trabalho, atingir nossos objetivos e com isso, proporcionar a melhoria de vida para o cidadão”.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: