Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

FARRA CULTURAL
Porto Velho abre 12ª Festa Às Nações com programação gratuita no Parque da Cidade

🛠️ Acessibilidade:

Evento segue até sábado e reúne culinária e tradições de 12 países, além da cultura ribeirinha da Amazônia

Por Informa Rondônia - sexta-feira, 12/09/2025 - 14h58

Conteúdo compartilhado 114 vezes

Porto Velho, RO – Na noite da última quinta-feira (11), o Parque da Cidade recebeu a abertura da 12ª edição da Festa Às Nações, em Porto Velho. O encontro cultural vai até sábado (13), sempre das 19h às 22h, com entrada livre, oferecendo ao público pratos típicos, apresentações e ambientações inspiradas em 12 países, além de manifestações da cultura ribeirinha da região amazônica.

Os espaços temáticos foram preparados para que visitantes conheçam de perto gastronomias e costumes da França, Itália, Japão, México, Alemanha, Argentina, Arábia, Portugal, Suíça, Estados Unidos e África, somados às tradições de Rondônia. Famílias, jovens e turistas circularam logo na primeira noite pelas tendas montadas no parque.

Evento segue até sábado (13), com entrada gratuita e programação diária das 19h às 22h

Responsável pela barraca da África, a pastora Norma Johnson descreveu a participação como uma forma de manter vivas memórias herdadas de sua família. “Sou neta de africano, que veio para Porto Velho na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Nós preservamos essa herança até hoje. Aqui trazemos pratos tradicionais como o bobó de camarão, o arroz barbadiano, o sorcentier – espeto de cordeiro com farofinha e macaxeira, e até a bebida afroantiliana feita com abacaxi, gengibre, cravo e açúcar mascavo. Nossa expectativa é que até sábado muita gente conheça a cultura africana, que participa pela primeira vez dessa festa gastronômica”.

Na área dedicada aos Estados Unidos, Eliane Lagos recebeu os visitantes com cardápio característico. “Aqui você vai encontrar hambúrguer, batata frita, o fried chicken: nosso franguinho frito, e também cookies. É uma alegria enorme estar com um público que ama a culinária dos Estados Unidos. Hoje foi só o primeiro dia e já estou emocionada. Tenho certeza que sexta e sábado o público vai ser ainda maior. Convido todos a virem conferir com a gente”.

Para a pastora Norma Johnson, estar presente na Festa Às Nações é resgatar memórias e raízes

Entre o público, o advogado Oswaldo Paschoal levou a família para conhecer o evento e experimentou pratos da culinária argentina. “É uma cultura deliciosa. Experimentei o choripán e o bife ancho, e estão maravilhosos! Aproveito para convidar todos a conhecer a Festa Às Nações, que já é tradição. São 12 anos de história, um evento que virou parte da cidade. Venham conhecer não só a Argentina, mas todas as barracas, cada uma é um sucesso”.

O pastor Fábio Ramos, líder da Igreja Às Nações, recordou como surgiu a ideia do encontro. “A missão da Igreja é evangelizar. Uma das formas de fazermos isso é através dos missionários. Há 12 anos surgiu a ideia da Festa Às Nações: voluntários preparam culinárias internacionais e a arrecadação é destinada a missões. Hoje se tornou a maior festa gastronômica internacional de Porto Velho, reunindo culinária, famílias e solidariedade em um lugar privilegiado, o Parque da Cidade. É motivo de muita felicidade ver a Prefeitura e secretarias parceiras apoiando esse evento que já faz parte do calendário cultural da capital”.

Eliane Lagos celebra a oportunidade de compartilhar a culinária americana

A abertura contou com a presença do secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Paulo Moraes Júnior. Ele destacou o apoio inédito da Prefeitura. “É uma festa de família para família. São mais de 12 barracas e toda a arrecadação é destinada à missões. Pela primeira vez, a Prefeitura de Porto Velho apoia institucionalmente esse evento, que une cultura, lazer e solidariedade. Estamos muito felizes em fazer parte dessa história”.

O prefeito Léo Moraes também esteve no parque e elogiou a realização. “O evento é lindo, um espaço onde a família se encontra e vivencia uma viagem gastronômica por diversos países sem sair de Porto Velho. Mais que sabores, é um momento de convivência, aprendizado e evolução enquanto cidadãos. A Prefeitura se orgulha em apoiar pela primeira vez essa festa, em parceria com a Igreja Às Nações, a Semtel e a Emdur, para oferecer o melhor à nossa população. Eventos como esse tornam nossa cidade mais acolhedora e evolutiva”.

Até sábado, os visitantes terão acesso à programação diária no Parque da Cidade. Além da culinária, a festa proporciona experiências temáticas que permitem contato com tradições de diferentes partes do mundo. Todo o valor arrecadado será revertido para missões sociais que atuam junto a comunidades africanas e famílias ribeirinhas da Amazônia.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: