Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

FORMAÇÃO LINGUÍSTICA
Governo de Rondônia lança edital para intercâmbio em Londres destinado a professores de inglês

🛠️ Acessibilidade:

Seleção vai contemplar dez docentes da rede pública estadual do ensino médio com curso intensivo e atividades culturais no Reino Unido

Por Informa Rondônia - quinta-feira, 18/09/2025 - 09h40

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 126 vezes

Porto Velho, RO – O Governo de Rondônia divulgou nesta quinta-feira (18) o Edital nº 003-2025 para selecionar dez professores de Língua Inglesa do ensino médio da rede pública estadual que participarão do programa Intercâmbio Rondônia, em Londres, na Inglaterra. A iniciativa ocorrerá entre 24 de novembro e 5 de dezembro de 2025. As inscrições podem ser feitas até 24 de setembro, por meio de formulário eletrônico disponível no portal da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

De acordo com o edital, o processo seletivo busca ampliar a formação linguística, metodológica e cultural dos docentes, com foco na melhoria do ensino e na preparação para utilização da Plataforma Rondônia Bilíngue, prevista para 2026.

O governador Marcos Rocha afirmou que o programa reforça o compromisso com a educação e a valorização dos profissionais. “O governo tem investido para ampliar as oportunidades tanto para os estudantes quanto para os professores. Com a experiência, os professores atuarão como multiplicadores, aplicando projetos pedagógicos com base no conhecimento adquirido, além de compartilhar novas metodologias com a rede estadual de ensino”, destacou.

A seleção será composta por três etapas: análise de projeto pedagógico, teste de proficiência em inglês e entrevista. Poderão se inscrever professores efetivos que já tenham concluído o estágio probatório, com formação em Letras/Inglês ou Letras/Português/Inglês, ou que comprovem atuação em ensino de inglês nos últimos dois anos. É exigido estar em sala de aula no ensino médio em 2025, comprovar fluência no idioma e não ter participado de programas semelhantes da Seduc nos últimos cinco anos.

Os benefícios para os aprovados incluem passagens aéreas, seguro viagem, hospedagem em residência de família anfitriã, alimentação completa, curso intensivo de inglês certificado pelo British Council, transporte local, atividades culturais e apoio para emissão de passaporte.

A secretária de Educação, Albaniza de Oliveira Batista, ressaltou que a experiência representa um avanço para os profissionais da rede estadual. “Essa experiência internacional permite atualização e troca de conhecimentos. Queremos que nossos professores retornem inspirados, prontos para aplicar metodologias inovadoras e, assim, beneficiar milhares de estudantes em Rondônia”, afirmou.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: