Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

OPERAçãO PF
Polícia Federal realiza operação contra extração ilegal de madeira na Terra Indígena Roosevelt

🛠️ Acessibilidade:

Ação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em municípios de Rondônia e prendeu em flagrante motorista que transportava madeira sem origem comprovada

Por Informa Rondônia - sexta-feira, 19/09/2025 - 07h20

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 66 vezes

Porto Velho, RO – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (18/9) a Operação Traidores Originários, voltada a desarticular associação criminosa dedicada à extração, transporte e comercialização de madeira retirada de forma ilegal da Terra Indígena Roosevelt, em Rondônia.

A ação resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Vilhena/RO. As ordens foram executadas nos municípios de Espigão d’Oeste, Ministro Andreazza e Novo Horizonte do Oeste. A investigação é conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Vilhena.

As apurações começaram em novembro de 2023, quando um motorista foi preso em flagrante transportando toras de madeira nativa sem Documento de Origem Florestal (DOF) nas proximidades da Terra Indígena Roosevelt. O aprofundamento das investigações apontou a existência de uma organização criminosa com participação de empresários do setor madeireiro e lideranças locais, que utilizavam pagamentos ilícitos para possibilitar a exploração de áreas de domínio da União.

A operação teve como objetivo recolher documentos, mídias eletrônicas, registros financeiros e comunicações capazes de comprovar o funcionamento da cadeia criminosa, abrangendo etapas da extração até a comercialização da madeira. A medida também buscou identificar crimes associados, como associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Durante a execução das ações, foi registrada ainda a prisão em flagrante de um homem nas adjacências da Terra Indígena Roosevelt. Ele conduzia um caminhão carregado com madeira sem comprovação de origem e utilizava rádio clandestino, equipamento comumente empregado por madeireiros para evitar fiscalizações realizadas por agentes públicos.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: