Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

PROJETO RCP SALVA VIDAS
Estudantes de medicina da Unir apresentam projeto sobre primeiros socorros no TJRO

🛠️ Acessibilidade:

Projeto “RCP Salva Vidas” aborda a importância da ressuscitação cardiopulmonar em crianças e adolescentes

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 22/09/2025 - 10h09

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 204 vezes

Porto Velho, RO – O desembargador Isaías Fonseca, da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Rondônia, recebeu em seu gabinete no edifício-sede, na última quinta-feira, 18, estudantes do curso de medicina da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Na ocasião, os alunos apresentaram o projeto de extensão “RCP Salva Vidas”, que trata da relevância da ressuscitação cardiopulmonar.

O professor Vinicius Ortigosa Nogueira, coordenador do projeto, explicou que a iniciativa busca oferecer treinamento de primeiros socorros e suporte básico de vida em escolas da rede pública de Porto Velho. “Agradecemos a disponibilidade do desembargador Isaías em nos receber, foi uma excelente oportunidade de estreitarmos as relações interinstitucionais entre a Universidade, o curso de medicina e o Tribunal de Justiça”, declarou.

O desembargador destacou que o projeto cumpre a Lei Lucas nº 13.722/2018, que determina a capacitação de professores em primeiros socorros. A lei foi criada após a morte de uma criança, chamada Lucas, que sofreu um engasgo e não recebeu atendimento imediato. “Vieram buscar apoio para expandir esse projeto para o estado inteiro”, afirmou.

A estudante Bruna Aisha, que participou da visita, relatou a experiência de apresentar o projeto no Tribunal. “Me senti honrada em poder compartilhar as minhas ideias e receber saberes, foi um grande estímulo para continuar”, disse. De origem indígena, ela lembrou que uma criança de sua aldeia faleceu após engasgar com um chiclete, sem receber os primeiros socorros.

“A Coordenadoria da Infância entendeu a necessidade e a grandiosidade desse projeto”, concluiu o desembargador Isaías.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: