Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

CRIANÇA PROTEGIDA
Governo de Rondônia realiza evento de lazer e cidadania na zona Leste de Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Atividade reuniu famílias na Praça CEU com brincadeiras, sorteios e ações educativas voltadas às crianças

Por Informa Rondônia - terça-feira, 07/10/2025 - 09h40

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 198 vezes

Porto Velho, RO – Crianças e famílias da zona Leste de Porto Velho participaram, no domingo (5), de uma programação especial promovida pelo Governo de Rondônia em referência ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. A iniciativa ocorreu no Centro de Artes e Esportes Unificado (Praça CEU) e foi organizada pela Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). Durante o evento, foram montadas diversas atrações, entre elas brinquedos infláveis, futebol de sabão, piscinas de bolinhas, pula-pula e touro mecânico. Também houve distribuição de pipoca, algodão-doce, sucos, lanches, além de sorteio de bicicletas e entrega de canecas ao público infantil.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que a ação integra políticas públicas voltadas à assistência social e ao fortalecimento de programas estaduais que beneficiam famílias da região, como o Restaurante Prato Fácil, que oferece refeições a R$ 2, e a nova unidade do Tudo Aqui, recentemente inaugurada. Segundo ele, a celebração também reforça o Programa Criança Protegida. “Cada criança merece ter um dia de lazer e, acima de tudo, ter seus direitos assegurados. O melhor presente para as crianças é ser amada e protegida”, afirmou.

Para a secretária da Seas, Luana Rocha, o Programa Criança Protegida tem papel central na formação de uma rede de proteção sólida para o público infantil. “Esse é o momento de celebração com diversas brincadeiras e ações preparadas com muito carinho para proporcionar às crianças e suas famílias acolhimento, dignidade e garantir o direito ao lazer e à cidadania, e ainda de fortalecimento da rede de proteção e de inclusão social”, explicou.

Entre os participantes, a vendedora Jéssica Paz levou os quatro filhos para aproveitar o evento. “Achei interessante essa ação do governo de Rondônia em trazer tantos brinquedos e brincadeiras gratuitamente, porque muitas vezes a gente não tem condições para proporcionar isso aos nossos filhos. É uma oportunidade muito feliz e eu fiz questão de trazer meus quatro filhos. Achei muito organizado e cheio de opções para a diversão das crianças”, relatou.

A dona de casa Patrícia Ribeiro também participou com a família e comentou sobre a estrutura. “Fico muito feliz com tudo que foi feito. É uma festa muito bonita para meus filhos, bem organizada. Além disso, a estrutura montada com as áreas cobertas faz a diferença. Estava um pouco apreensiva de trazer um dos meus filhos que tem autismo, pois quando o ambiente é muito quente ele fica agitado, mas ficou muito bom e ele se divertiu muito”, disse.

O momento mais esperado do evento foi o sorteio de 406 bicicletas, realizado em parceria com uma indústria do setor. Também foram distribuídas 5 mil canecas entre as crianças. O primeiro sorteado foi Vitor, de 11 anos, que comemorou o presente. “Eu não imaginava que iria ganhar esse presente do Dia das Crianças, estava querendo uma bola, mas foi muito melhor. Estou muito feliz”, contou.

A mãe de Vitor, a auxiliar de limpeza Raiane Cruz, avaliou positivamente a iniciativa. “Estou muito feliz com a bicicleta para o Vitor. Esse é um presente que o governo proporcionou para ele e que o deixou muito feliz. Além disso, esse é um evento bem diferente dos que eu já participei, muito organizado e com uma variedade enorme de brinquedos”, afirmou.

Além das atividades recreativas, outras secretarias estaduais participaram da ação. A Sefin apresentou o mascote Notinha Legal; a Caerd distribuiu material educativo; a Sejucel organizou atividades recreativas; o Detran promoveu apresentações teatrais com mascotes; o Corpo de Bombeiros ofereceu banho de mangueira; a Polícia Militar garantiu segurança e montou um circuito de ciclomotores; e a Sedam distribuiu 200 mudas nativas e levou uma van de educação ambiental ao local.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: