Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

ASSASSINADO
Ex-vocalista do Lostprophets, Ian Watkins é morto após ataque na prisão

🛠️ Acessibilidade:

Músico galês cumpria pena de 29 anos por crimes sexuais contra crianças e havia sobrevivido a uma tentativa de assassinato em 2023

Por Informa Rondônia - sábado, 11/10/2025 - 17h21

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 366 vezes

Porto Velho, RO – Ian Watkins, ex-vocalista da banda britânica Lostprophets, foi morto neste sábado (11) dentro da penitenciária de segurança máxima HMP Wakefield, em West Yorkshire, na Inglaterra. O músico, de 48 anos, cumpria uma sentença de 29 anos de prisão por crimes sexuais cometidos contra crianças, além de mais seis anos sob licença.

De acordo com informações divulgadas pela polícia de West Yorkshire, agentes foram acionados na manhã de sábado após relatos de um ataque a um dos detentos. Watkins foi encontrado sem vida no local. Uma equipe de homicídios assumiu a investigação do caso. O Serviço Prisional britânico informou que não comentará o ocorrido enquanto as apurações estiverem em andamento.

O artista, natural do País de Gales, havia fundado o Lostprophets em 1997 e alcançado sucesso internacional com a banda, que vendeu mais de 3,5 milhões de discos até sua dissolução em 2013, após sua prisão. Watkins foi detido em 2012, inicialmente em uma operação de combate ao tráfico de drogas em sua residência em Pontypridd. Durante as buscas, autoridades apreenderam computadores e celulares que continham material pornográfico envolvendo crianças e animais.

As investigações posteriores revelaram 13 crimes de natureza sexual contra menores, incluindo uma tentativa de violação de um bebê de 11 meses. No julgamento, realizado no tribunal da coroa de Cardiff, o músico confessou os crimes e recebeu uma sentença total de 35 anos — 29 de reclusão e seis de licença.

A penitenciária onde ele estava preso, conhecida como “Mansão Monstro”, abriga criminosos de alta periculosidade, incluindo assassinos e predadores sexuais. Em 2023, Watkins já havia sido alvo de outro ataque dentro do mesmo presídio, quando foi mantido refém por cerca de seis horas e esfaqueado no pescoço por três presos. Ele sobreviveu após ser levado ao hospital.

A ex-namorada de Watkins, Joanne Mjadzelics, que colaborou com as autoridades durante as investigações, havia comentado na época sobre a vulnerabilidade dele na prisão. “Não estou surpresa por alguém tê-lo atacado dentro da cadeia. Minha única surpresa é por isso ter demorado 10 anos. Os crimes que ele cometeu são perversos demais. Ele provavelmente já tinha um alvo nas costas há muito tempo em um lugar como Wakefield”, declarou ao Daily Mail.

Em 2019, o ex-vocalista foi novamente punido dentro do sistema prisional após ser flagrado com um celular em sua cela. Na ocasião, disse em carta que convivia com “assassinos, estupradores, pedófilos e assassinos em série — os piores dos piores”.

Após sua prisão, os ex-integrantes do Lostprophets formaram o grupo No Devotion, com o cantor norte-americano Geoff Rickly, e lançaram dois álbuns, o mais recente intitulado No Oblivion, em 2022.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: