Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

FAMíLIAS RECOMPOSTAS
TJRO promove nova edição do projeto “Entre Nós” para fortalecimento de laços em famílias recompostas

🛠️ Acessibilidade:

Encontro promovido pelo Núcleo Psicossocial do TJRO reuniu padrastos e madrastas em atividade voltada ao diálogo, acolhimento e fortalecimento das relações familiares em Porto Velho.

Por Informa Rondônia - quarta-feira, 22/10/2025 - 10h41

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 174 vezes

Porto Velho, RO – Com o objetivo de estimular o diálogo e a convivência harmoniosa em famílias recompostas, o Núcleo Psicossocial de Apoio às Varas de Família e Cível da Comarca de Porto Velho realizou, na sexta-feira (17), mais uma edição do projeto “Entre Nós: padrastos e madrastas”. A atividade, acompanhada pela juíza Tânia Mara Guirro, integra as ações do Tribunal de Justiça de Rondônia voltadas ao fortalecimento das relações familiares.

Idealizado por voluntários do Núcleo Psicossocial, o projeto é desenvolvido a cada trimestre e tem como foco a escuta ativa, o acolhimento e a troca de experiências entre participantes. Nos encontros, padrastos e madrastas compartilham vivências e refletem sobre as diferentes formas de convivência em lares recompostos, em um espaço voltado à empatia e à construção de vínculos.

Segundo o coordenador da iniciativa, Fredson Batista, o “Entre Nós” é um ambiente que estimula o diálogo e o sentimento de pertencimento. “Nosso objetivo é proporcionar um espaço onde os padrastos e madrastas possam refletir, se sentir acolhidos e perceber que fazem parte dessa rede afetiva que sustenta a família. O diálogo é o primeiro passo para fortalecer os vínculos”, afirmou.

A juíza Tânia Mara Guirro destacou a relevância da ação para o trabalho do Tribunal de Justiça. “Projetos como este humanizam o olhar sobre as relações familiares e ajudam a prevenir conflitos. É uma forma de aproximar a Justiça das pessoas, valorizando o afeto e a escuta”, disse.

A proposta do “Entre Nós” é promover valores como respeito, empatia e Comunicação Não Violenta (CNV), incentivando a compreensão entre os integrantes das novas configurações familiares. “Quem chega não substitui, soma com presença, cuidado e vínculo. Porque entre nós, o amor vem da escolha”, expressou Juniane Madalene Soares Evangelista, técnica judiciária do Núcleo Psicossocial e autora da frase que representa o projeto. A mensagem também foi entregue aos participantes em um ímã de geladeira, como lembrança simbólica das reflexões do encontro.

Atualmente, a maioria dos participantes é formada por companheiros e companheiras de jurisdicionados com processos de guarda em tramitação nas varas de família. De acordo com Fredson Batista e a juíza Tânia Mara Guirro, a previsão é que, a partir de 2026, o projeto passe a contemplar também o público externo que esteja na mesma situação.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: