Provas realizadas no Parque de Exposições contaram com apoio da Prefeitura, Governo do Estado e Liga Independente de Motocross de Rondônia
Porto Velho, RO – A oitava etapa do Campeonato Estadual de Motocross reuniu centenas de competidores neste fim de semana em Porto Velho. Realizado no Parque de Exposições nos dias 25 e 26 de outubro, o evento recebeu aproximadamente 300 pilotos de diferentes cidades de Rondônia e de outros estados. A organização contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), em parceria com a Liga Independente de Motocross do Estado de Rondônia (Limero) e o Governo do Estado.
As atividades começaram no sábado (25) com os treinos cronometrados, que definiram a ordem de largada para as corridas oficiais realizadas no domingo (26). A etapa marcou a antepenúltima da temporada e atraiu os principais nomes da modalidade no estado.
Durante a abertura do evento, o prefeito Léo Moraes ressaltou a importância da iniciativa para o município. “Estamos falando de um dos eventos mais aguardados do calendário de motocross no estado. E para nós, é uma honra receber participantes de diferentes municípios e até mesmo fora do estado, trazendo suas famílias para curtir esse momento que é pura adrenalina. A prefeitura, por meio da Semtel, veio para somar, contribuindo com o apoio na infraestrutura do espaço, além de promover e aquecer o turismo, o esporte e o lazer em nossa cidade”, afirmou.
O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Paulo Moraes Júnior, destacou os reflexos positivos do campeonato. “É com grande alegria que Porto Velho recebe essa etapa do campeonato, contribuindo para o sucesso que está sendo. Ao mesmo tempo em que fortalecemos essa prática, aquecemos também a economia local. Pois muitos comerciantes estão presentes, vendendo sua água, sua pipoca, seu doce para somar com a renda da família. E isso é fruto de um trabalho contínuo, com seriedade e planejamento”, pontuou.
O campeonato contou com 14 categorias, incluindo Nacional Pró, Nacional MX3, Importada Iniciante, Nacional 230, Importada MX3, Júnior, Feminina, Importada Pró, Importada MX4, Importada MX5, Nacional Intermediária e Mirim. A premiação total é de R$ 20 mil, além de troféus aos vencedores de cada categoria.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
De acordo com o presidente da Limero, Adelmo Dias, a pista de motocross, existente desde a década de 1980, passou por melhorias estruturais antes da realização do evento. “Todo o ambiente recebeu as manutenções devidas, e a Prefeitura de Porto Velho trouxe máquinas e trabalhou na infraestrutura, como a limpeza do terreno, poda de árvores, uso do caminhão pipa, instalação de placas, dando qualidade no espaço para que os competidores pudessem realizar as provas com bom êxito. Um novo cenário, podemos dizer. O apoio que tivemos foi diferenciado, comparado com as gestões passadas”, declarou.
As arquibancadas receberam um público numeroso, formado por familiares e torcedores. Entre os pilotos, o vilhenense Adalberto Machado Costa, que pratica o esporte há oito anos, destacou o incentivo da administração municipal. “O que mais me atraiu a praticar Motocross é a adrenalina, a importância de se envolver com o esporte, principalmente em função da saúde. Rodamos praticamente 700 km para participar aqui em Porto Velho. O apoio da Prefeitura de Porto Velho é de suma importância, uma vez que podemos contar com uma boa pista para treinarmos é muito bom. Se toda prefeitura fizesse isso seria um grande apoio pra gente. Cada etapa é uma circunstância diferente, dando novas expectativas”, disse.
Também participante, o acreano Luide Mota, de Sena Madureira, compartilhou a experiência de competir ao lado do filho. “Essa paixão pelo Motocross foi passada para o meu filho, que há cinco anos já participa de competições. O prazer de pilotar é maravilhoso e praticar numa pista boa como essa de Porto Velho é melhor ainda. Quero agradecer a esse apoio da Prefeitura, pois é nítido que o local está em boas condições, um investimento bem aplicado e um apoio maravilhoso. Vamos torcer para que possamos levar o troféu para o Acre. Parabéns à Prefeitura e a toda a equipe Limero pela organização”, relatou.
O evento também beneficiou vendedores locais, como a ambulante Alda Alves, que há 20 anos atua no comércio de rua. “O evento está sendo gratificante, pois atrai muita gente. E para nós, que somos ambulantes, é muito bom. A Prefeitura está de parabéns pelo apoio e que continue assim, valorizando os eventos na cidade. Com isso, contribui muito para o aquecimento de minhas vendas. É o que acontece quando há turismo e lazer nos lugares. Temos a oportunidade de ganhar um dinheiro a mais. Além de vender, ainda assisto a esse campeonato grandioso”, contou.
As corridas finais ocorreram na manhã de domingo (26), encerrando a etapa com a entrega de troféus e prêmios aos vencedores.




