Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

OPERAÇÃO INCINERANDO
Polícia Civil deflagra Operação “Incinerando” em ação contra facção criminosa no Cone Sul de Rondônia

🛠️ Acessibilidade:

Mandados foram cumpridos em três cidades de Rondônia e no Mato Grosso, com cerca de 50 agentes envolvidos nas investigações sobre homicídios e ocultação de cadáveres

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 27/10/2025 - 10h46

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 216 vezes

Porto Velho, RO – Uma ofensiva coordenada pela Polícia Civil de Rondônia resultou, na manhã de sexta-feira (24), no cumprimento de mandados em diferentes regiões do Estado e também no Mato Grosso. A Operação “Incinerando” teve como objetivo desarticular uma célula de facção criminosa apontada por envolvimento em homicídios qualificados, ocultação de cadáveres e pela realização de “tribunais do crime” na região do Cone Sul.

A execução das ações ficou sob a responsabilidade da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Pimenta Bueno, em parceria com a 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (2ª DRACO), vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DECCO). A iniciativa contou com apoio da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), da Delegacia Regional de Cacoal, da Polícia Militar, da Polícia Penal, do CORE, do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e do Ministério Público de Rondônia.

Foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Pimenta Bueno sete mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão domiciliar. Para o cumprimento das ordens judiciais, cerca de 50 policiais civis e militares foram mobilizados. Os alvos da operação respondem pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e organização criminosa.

As investigações identificaram que a facção mantinha um sistema paralelo de “justiça”, no qual vítimas eram submetidas a sessões de tortura e executadas após julgamentos realizados por lideranças do grupo, conduzidos por videoconferência. Após as execuções, os corpos eram ocultados.

A Operação “Incinerando” integra a Rede Nacional de Combate ao Crime Organizado (RENORCRIM), que tem como foco o fortalecimento da atuação conjunta entre as Polícias Civis de diferentes estados no enfrentamento a facções com ramificações interestaduais.

O nome da operação faz alusão à “incineração” das estruturas criminosas, simbolizando a eliminação das células envolvidas em atividades ilegais. A Polícia Civil de Rondônia reafirmou o compromisso de seguir atuando pela defesa da vida, pela aplicação da lei e pela integração entre as forças de segurança pública.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: