Operação Protetor dos Biomas, realizada entre 21 e 24 de outubro, também resultou em autuações e prisões por transporte ilegal e posse irregular de armas
Porto Velho, RO – Em menos de quatro dias de fiscalização em Rondônia, a Operação Protetor dos Biomas, conduzida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), resultou na apreensão de mais de 160 metros cúbicos de madeira e 11 caminhões usados no transporte irregular de produtos florestais. As ações ocorreram entre os dias 21 e 24 de outubro e envolveram equipes da Polícia Militar Ambiental.
Durante as atividades, foram identificadas ocorrências de transporte e armazenamento ilegal de madeira, posse irregular de arma de fogo e uso indevido de equipamentos de comunicação. Ao todo, 11 pessoas foram autuadas e quatro delas conduzidas em flagrante.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
O Tenente Cristiano Dias Barros Vieira, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), foi o responsável pela coordenação das equipes em campo, organizando o efetivo, a logística e a integração operacional das frentes de fiscalização.
Segundo o BPA, a utilização de tecnologia, drones e inteligência geoespacial tem fortalecido o trabalho de monitoramento, permitindo acompanhamento em tempo real das áreas consideradas críticas e maior precisão nas abordagens.
O comandante do BPA, Tenente-Coronel PM Railinson Baumann Lopes, destacou o desempenho das guarnições envolvidas. “As equipes do BPA têm desempenhado um trabalho técnico e incansável no enfrentamento ao desmatamento. O uso de tecnologia e a integração entre as instituições têm sido fundamentais para garantir resultados concretos e proteger os recursos naturais de Rondônia”, afirmou.




