Candidatos deverão escrever texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas
Porto Velho, RO – No próximo domingo (9), os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 enfrentarão uma das etapas mais aguardadas do exame: a redação. A avaliação será aplicada junto com as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de ciências humanas. A nota máxima é de 1.000 pontos, calculada a partir das cinco competências previstas pelo exame.
A redação deverá seguir o formato dissertativo-argumentativo em prosa, com limite de 30 linhas, e ser elaborada a partir de uma situação-problema e textos motivadores apresentados na prova. O tema será de natureza social, científica, cultural ou política. O texto precisa defender uma tese — um ponto de vista — sustentada por argumentos consistentes e organizados de forma coerente.
O candidato deverá articular informações, fatos e opiniões que fundamentem sua posição, demonstrando domínio da norma-padrão da língua portuguesa e capacidade de argumentação. Também será exigida uma proposta de intervenção para o problema abordado, que respeite os direitos humanos. Qualquer sugestão que incite violência, discriminação ou viole esses direitos resultará em nota zero.
As cinco competências avaliadas são: uso correto da modalidade formal da língua portuguesa; aplicação de repertório sociocultural pertinente ao tema; organização das ideias e defesa do ponto de vista; domínio dos mecanismos linguísticos da argumentação; e apresentação de proposta de intervenção adequada e respeitosa.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Somente serão corrigidas as redações transcritas na folha oficial do exame. Cada texto passará por dois avaliadores, graduados em letras ou linguística, que atribuirão notas de 0 a 200 pontos em cada competência, sem conhecimento das notas um do outro. A pontuação final será a média aritmética das duas avaliações.
De acordo com o edital, algumas situações levam à nota zero: fuga ao tema, ausência de texto, redação com até sete linhas, uso de língua estrangeira, identificação do candidato no texto, estrutura inadequada ao gênero exigido ou manifestações que desrespeitem a seriedade do exame, como palavrões ou desenhos.
O Ministério da Educação informou que 4.811.338 pessoas tiveram inscrição confirmada no Enem 2025, número 11,22% maior que o de 2024 e 38% acima do registrado em 2022. As provas acontecerão nos dias 9 e 16 de novembro em quase todo o país. Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), no entanto, serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza a “Cartilha do Participante – A Redação do Enem 2025”, com orientações completas sobre estrutura, critérios de avaliação e exemplos de textos.




