Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

FISCALIZAçãO DO TCE-RO
TCE-RO identifica avanços e deficiências em unidades de saúde de Porto Velho durante nova fiscalização

🛠️ Acessibilidade:

Auditores visitaram o Samu e as Policlínicas Ana Adelaide e José Adelino neste sábado (8) para avaliar estrutura, insumos e condições de trabalho nas unidades municipais

Por Informa Rondônia - domingo, 09/11/2025 - 17h10

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 708 vezes

Porto Velho, RO – Equipes do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) estiveram neste sábado (8/11) em diferentes unidades da rede pública de saúde de Porto Velho, dando continuidade ao Programa Permanente de Fiscalização da Saúde. A inspeção alcançou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as Policlínicas Ana Adelaide e José Adelino, onde foram analisadas as condições de atendimento à população e o ambiente de trabalho dos servidores.

Durante as visitas, os auditores examinaram o fornecimento de medicamentos e insumos, a execução de exames, o estado dos equipamentos, a presença de equipes médicas e administrativas e as condições de limpeza e infraestrutura das unidades. O objetivo foi verificar avanços obtidos desde fiscalizações anteriores e identificar pontos que ainda requerem ajustes.

Na Policlínica José Adelino, situada na zona Leste, o levantamento indicou avanços administrativos, como a presença de servidores nos finais de semana e o regime de sobreaviso no almoxarifado. Entretanto, a equipe do Tribunal apontou falta de insumos essenciais, entre eles tubos e ataduras, além da ausência de balança hospitalar adequada. O relatório também registrou o funcionamento regular da farmácia entre 7h e 18h e a atuação de agentes de endemias nos fins de semana.

No Samu, os auditores constataram a continuidade de problemas estruturais já identificados em outras vistorias. A frota de ambulâncias segue reduzida e apresenta falhas mecânicas frequentes. Também há déficit de condutores, o que sobrecarrega os profissionais que, em algumas situações, são acionados para remoções de pacientes sem quadro grave — casos que deveriam ser absorvidos por outros setores da rede de saúde. O relatório menciona ainda falhas na infraestrutura, como falta de manutenção do ar-condicionado e limpeza inadequada das ambulâncias no turno noturno, além do descumprimento de escala de plantão por dois servidores.

Na Policlínica Ana Adelaide, a fiscalização observou melhorias em relação à última visita. Situações antes relatadas, como vandalismo em banheiros públicos, ausência de chuveiro na sala de observação e falhas na transferência de pacientes, foram corrigidas. Contudo, a unidade enfrenta novos desafios, como a falta de kits laboratoriais essenciais e a presença de pacientes internados desde o dia anterior, o que gera superlotação e sobrecarga de trabalho.

O secretário-geral de Controle Externo do TCE-RO, Marcus Cézar Filho, que coordenou a ação, afirmou que o trabalho busca aproximar o Tribunal da população. “É o Tribunal mais próximo da população, trabalhando para que o serviço de saúde tenha cada vez mais qualidade”, disse.

As informações coletadas serão reunidas em relatórios técnicos com recomendações e encaminhamentos à gestão municipal, com o intuito de promover melhorias efetivas no atendimento e nas condições de trabalho nas unidades de saúde de Porto Velho.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: