Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

IMPEACHMENT DE MINISTROS
AGU solicita revisão de decisão sobre pedidos de impeachment de ministros do STF

🛠️ Acessibilidade:

Manifestação foi enviada ao ministro Gilmar Mendes após definição que atribui à PGR a apresentação das denúncias

Por Informa Rondônia - quinta-feira, 04/12/2025 - 11h42

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 498 vezes

Porto Velho, RO – O pedido apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao ministro Gilmar Mendes, nesta quarta-feira (3), busca a reavaliação do entendimento segundo o qual somente a Procuradoria-Geral da República (PGR) pode protocolar solicitações de impeachment contra integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF). A solicitação foi encaminhada no mesmo processo iniciado pelo partido Solidariedade e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

A AGU, por meio do advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que a possibilidade de o Senado analisar a abertura de processos de impeachment compõe uma “relação de equilíbrio” entre os poderes. O órgão registrou que parte das alegações deve ser acolhida em respeito às garantias institucionais previstas na Constituição Federal.

“As alegações devem ser acolhidas em parte, como imposição do sistema de garantias institucionais estabelecido na Constituição Federal em favor da independência do Poder Judiciário, arquitetura que não se volta a esconder privilégios, mas a viabilizar a proteção adequada de direitos fundamentais e a plena realização do princípio democrático”, declarou a AGU.

O ponto contestado pela Advocacia-Geral decorre da decisão de Gilmar Mendes, tomada a partir da ação protocolada pelas entidades. Após a decisão, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, criticou o entendimento e afirmou que o STF tenta “usurpar” competências da Casa.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: