Deputado cobra esclarecimentos e medidas diante do aumento dos índices de violência no estado
Porto Velho, RO – Aguardando manifestação oficial do governo de Rondônia, um requerimento apresentado na Assembleia Legislativa expõe a preocupação com o cenário atual da segurança pública no estado. O documento foi protocolado no Plenário no dia 2 de dezembro de 2025 e ainda não recebeu posicionamento das autoridades estaduais.
A solicitação partiu do deputado estadual Edevaldo Neves (PRD), que encaminhou o pedido ao governador Marcos Rocha, ao chefe da Casa Civil e ao secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). No texto, são cobradas informações detalhadas sobre ações já executadas e medidas ainda previstas para o enfrentamento da criminalidade e a reestruturação das forças de segurança pública.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Entre os pontos destacados no requerimento está a necessidade de fortalecimento da inteligência policial, considerada estratégica diante do atual quadro de elevação dos índices de violência em Rondônia. Segundo o parlamentar, o pedido foi motivado pelo “expressivo aumento da criminalidade em diversas regiões do estado, especialmente na capital”, situação que, conforme afirmou, tem deixado a população “vulnerável e apreensiva”.
Na avaliação de Edevaldo Neves, respostas rápidas e eficazes precisam ser apresentadas pelo Poder Público, com a adoção de ações preventivas e estruturais voltadas à manutenção da ordem, ao aumento da sensação de segurança e à redução dos crimes que vêm gerando preocupação entre os rondonienses.




