Plataforma digital amplia acesso aos resultados laboratoriais e mantém opção presencial nas unidades de saúde do município
Porto Velho, RO – Mais de 6,3 milhões de exames já foram disponibilizados por meio do sistema Meu Exame ON em Porto Velho desde a sua implantação. Os dados apontam para a consolidação da ferramenta digital como alternativa de acesso aos resultados laboratoriais, ao mesmo tempo em que o atendimento presencial segue mantido nas unidades de saúde da rede municipal.
Os registros mais recentes indicam crescimento contínuo na utilização da plataforma ao longo de 2026. Em janeiro, foram contabilizados 123.316 exames disponibilizados, seguido por 113.353 em fevereiro e 141.225 em março. No mês de abril, até o momento, já foram registrados 5.518 exames, reforçando a adesão ao serviço.
Lançado em janeiro de 2025, o sistema foi desenvolvido com a proposta de permitir que pacientes consultem seus resultados pela internet, eliminando a necessidade de deslocamento apenas para retirada de exames impressos. O acesso é feito após atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou unidade de urgência e emergência, mediante login e senha no portal eletrônico.
Caso seja o primeiro acesso, o usuário precisa realizar cadastro com dados pessoais e criar uma senha. A partir disso, todos os exames realizados na rede municipal ficam disponíveis de forma exclusiva e protegida.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, afirmou que a iniciativa integra o processo de modernização dos serviços públicos de saúde. Segundo ele, o investimento em tecnologia tem como finalidade facilitar o acesso da população aos resultados e reduzir deslocamentos, contribuindo para maior eficiência no atendimento.
De acordo com o secretário da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI), Cezar Marini, a quantidade de acessos registrados desde o lançamento demonstra a adesão da população à ferramenta digital. Ele destacou que o crescimento contínuo reforça a confiança dos usuários e a efetividade do sistema na ampliação do acesso às informações em saúde.
Mesmo com a ampliação do serviço online, a retirada presencial de exames permanece disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde. A secretária adjunta de Saúde, Mariana Prado, ressaltou que a manutenção dessa alternativa busca garantir atendimento a pessoas sem acesso à internet ou que não utilizam ferramentas digitais.
O Meu Exame ON foi implementado como complemento ao atendimento tradicional, com a proposta de ampliar o acesso, reduzir deslocamentos e oferecer mais comodidade aos usuários da rede municipal de saúde.
Com informações de: Prefeitura de Porto Velho
