Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

OPERAÇÃO CASA NOVA
PF cumpre mandado em Ariquemes e investiga mineração ilegal na Floresta Nacional do Jamari

🛠️ Acessibilidade:

Operação Casa Nova foi deflagrada após fiscalização do ICMBio identificar indícios de garimpo irregular e apreender equipamentos, arma e munições

Por Yan Simon - terça-feira, 28/04/2026 - 10h17

Compartilhe
28 compartilhamentos
Facebook Instagram WhatsApp X

Porto Velho, RO – Um mandado de busca e apreensão foi cumprido pela Polícia Federal no município de Ariquemes, como parte da Operação Casa Nova, com o objetivo de reunir provas e ampliar as investigações sobre a extração irregular de minério na região. A ação foi executada nesta segunda-feira (27/4) e integra apurações relacionadas à possível usurpação de bens da União.

De acordo com a investigação, a atividade de mineração estaria sendo realizada sem autorização dos órgãos competentes. Também foi constatado que não havia qualquer requerimento ou licença de lavra vinculada ao investigado associado aos fatos, o que reforça a suspeita de ilegalidade. A apuração ainda indica a possibilidade de participação de outras pessoas na prática.

A origem do caso está em uma fiscalização realizada pelo ICMBio na Floresta Nacional do Jamari. Na ocasião, indícios de garimpo ilegal foram identificados. Durante a ação, equipamentos utilizados na extração mineral foram localizados, além de uma arma de fogo e munições.

A operação foi deflagrada com o objetivo de combater a mineração ilegal e a exploração irregular de recursos minerais na região de Ariquemes, assim como apurar outros crimes que possam ser identificados ao longo do andamento das investigações. Os envolvidos poderão responder, conforme suas responsabilidades, por extração ilegal de recursos minerais e usurpação de matéria-prima pertencente à União.

Com informações de: Polícia Federal

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO) – LinkedIn





COMENTÁRIOS: