Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

COMBUSTÍVEIS
Refinarias da Petrobras operam acima de 100% da capacidade e elevam produção de combustíveis

🛠️ Acessibilidade:

Estatal registrou fator de utilização superior ao limite de referência em abril e maio de 2026, impulsionada pelo cenário internacional e pela redução de paradas para manutenção.

Por Yan Simon - segunda-feira, 18/05/2026 - 08h34

Compartilhe
11 compartilhamentos
Facebook Instagram WhatsApp X

Porto Velho, RO – As refinarias da Petrobras chegaram a operar com até 103% da capacidade instalada neste mês, segundo informações divulgadas pela direção da estatal durante apresentação do balanço trimestral da companhia. O percentual foi citado pelo diretor de Processos Industriais e Produtos, William França, que afirmou que o sistema de refino vem funcionando acima do limite de referência autorizado.

De acordo com ele, entre os dias 11 e 12 de maio, as unidades alcançaram 103% de utilização. França explicou que isso é possível porque a carga processada pode superar a capacidade originalmente projetada, desde que haja autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

O indicador utilizado para medir esse desempenho é o Fator de Utilização Total (FUT), cálculo que considera o volume de petróleo processado pelas refinarias em comparação à capacidade de referência das unidades. Quando o índice atinge 100%, significa que o sistema está operando no limite previsto.

Os dados apresentados pela estatal mostram que o FUT ficou em 95% no primeiro trimestre de 2026. Em março, o índice chegou a 97,4%, resultado considerado o mais elevado desde dezembro de 2014. Durante teleconferência com investidores e analistas do mercado, a presidente da companhia, Magda Chambriard, antecipou que os meses de abril e maio registraram percentuais acima de 100%.

“A Petrobras não gosta de limites. Sua meta é superar limites todos os dias”, afirmou a executiva.

Segundo França, o aumento da utilização das refinarias está relacionado ao cenário internacional e à valorização dos derivados de petróleo em meio aos impactos da guerra envolvendo o Irã. O diretor destacou que, ao ampliar o refino interno, a companhia agrega valor ao petróleo produzido no país e amplia os ganhos nas exportações de derivados.

Ele também atribuiu o desempenho aos investimentos feitos na confiabilidade operacional das unidades. O executivo informou que a estatal intensificou inspeções baseadas em risco e outras ferramentas de engenharia para aumentar o tempo de funcionamento dos equipamentos antes das intervenções de manutenção.

Conforme explicou o diretor, equipamentos que antes operavam cerca de 70% do tempo passaram a alcançar índices próximos de 90% antes da necessidade de parada técnica. Além disso, a Petrobras reduziu o tempo das intervenções programadas, o que permitiu maior estabilidade operacional e funcionamento contínuo com cargas mais elevadas.

França acrescentou que 2026 apresenta menor volume de manutenções programadas porque grande parte das intervenções foi executada em 2025. Segundo ele, as revisões feitas anteriormente deixaram as refinarias preparadas para operar com disponibilidade próxima de 100%.

Entre os exemplos citados pela companhia está a Refinaria Abreu e Lima, localizada em Ipojuca, na região metropolitana do Recife. Após passar por manutenção no primeiro trimestre do ano passado, a unidade, que possui capacidade de 130 mil barris por dia, passou a operar em patamares entre 140 mil e 150 mil barris diários, de acordo com a direção da estatal.

No início de maio, a Petrobras informou ainda que a refinaria registrou recorde de produção de diesel S-10 em abril. Foram produzidos 385 milhões de litros do combustível, superando a marca histórica anterior de 373 milhões de litros, registrada em julho de 2016.

Atualmente, a Petrobras possui 11 refinarias em operação, incluindo o Complexo de Energias Boaventura, no Rio de Janeiro. A maior unidade do sistema é a Refinaria de Paulínia, responsável por aproximadamente 30% de todo o refino de petróleo realizado no país.

Com informações de: Agência Brasil

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO) – LinkedIn





COMENTÁRIOS: