Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

COLUNA DO SPERANÇA
Marcos Rogério vira alvo de críticas sobre pesquisa; CPI do Leite avança; e prefeitos rondonienses buscam recursos em Brasília

🛠️ Acessibilidade:

Coluna aborda questionamentos sobre levantamento eleitoral envolvendo o nome de Marcos Rogério, o avanço da CPI do Leite na Assembleia Legislativa, a pressão financeira sobre municípios rondonienses e outros temas ligados à infraestrutura, segurança pública e política regional

Por Carlos Sperança - quinta-feira, 21/05/2026 - 16h14

Compartilhe
14 compartilhamentos
Facebook Instagram WhatsApp X

Caminho compartilhado

No mar de más notícias sobre a mineração na Amazônia – e de dados manipulados para parecer positivos ou negativos, de acordo com a ótica do analista – não há como deixar de degustar uma ótima notícia, neste caso o lançamento do livro “Onde andei valeu a pena”, do naturalista João Batista Fernandes, feito no Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), em Brasília.

Embora tenha diversos homônimos, este JBF, maranhense que se notabilizou por seu trabalho no Museu Emílio Goeldi, não se consagrou agora, com este excelente livro (https://x.gd/0Gsin), mas com o que fez em mais de 40 anos de pesquisa na Amazônia, período em que fez os registros de 100 espécies de plantas identificadas na grande floresta. O livro também comemora os 25 anos do Programa de Resgate, Salvamento, Multiplicação e Reintrodução da Flora, iniciativa da Mineração Rio do Norte, que já contribuiu com a restauração ecológica de mais de 8 mil hectares na região amazônica.

O presidente do Ibram, Pablo Cesário, considerou o lançamento da obra como um reflexo da transformação estrutural na indústria mineral: “Mais do que um livro, é um exemplo de como a mineração pode gerar impacto positivo na vida das pessoas. Trata-se de uma história de propósito de longo prazo, que demonstra como ciência, conservação e atividade produtiva podem caminhar juntas”. Devem caminhar juntas, aliás.

Muitos golpes

As denúncias se propagam por todo o país sobre as construtoras que abandonam obras públicas, tais como conjuntos habitacionais com as casas populares, pontes, creches. Se vê esqueletos de obras para todos os lados. Em Porto Velho o conluio de políticos com as empreiteiras, vistas grossas da Caixa Econômica Federal na fiscalização têm causado sérios prejuízos. Nos conjuntos habitacionais são entregues unidades com problemas de rachaduras, de abastecimento de água e coleta de esgoto. A impunidade vai garantindo novos casos, como tem ocorrido constantemente na capital rondoniense. Até quando?

Chororô dos prefeitos

Mais uma vez em mais um encontro nacional de prefeitos em Brasília a choradeira dos alcaides foi abundante sobre a falta de recursos para suas municipalidades. Em Rondônia, a grande verdade é que apenas os principais polos regionais conseguem a captação de verbas para manter os serviços sociais, os demais municípios padecem a pão e água. Na capital federal os prefeitos rondonienses aproveitaram para percorrer os gabinetes dos deputados federais e senadores, com o pires na mão para implorar recursos através das emendas parlamentares. Os prefeitos mais bem articulados sempre conseguem alguma coisa.

A renovação no MDB

Depois de percorrer o estado, o ex-ministro Amir Lando, pré-candidato ao Senado, elogiou o processo de renovação dos quadros do MDB, a partir da candidatura ao Palácio Rio Madeira, sede do governo estadual, com o professor universitário Pedro Adib. Lando observou que os novos quadros da legenda estão oxigenando o partido e o MDB que tem histórico de grandes viradas em Rondônia segue pulsando forte. O ex-senador conclamou a militância para mais uma vez mostrar sua força, como já ocorreu nas eleições dos governadores Jeronimo Santana, Valdir Raupp e Confúcio Moura.

CPI do Leite

Numa ação que recebeu apoio da classe produtora, a Assembleia Legislativa de Rondônia deu sequência à CPI do Leite, criada para investigar os problemas relacionados a cadeia leiteira, acarretando preços de insumos não compatíveis aos buscados pelos milhares de pequenos produtores. As queixas são muitas, como já se viu nas oitivas no recente encontro realizado no município em Nova Mamoré. Os deputados enfatizaram a importância do organismo que foi criado para a busca de soluções para um dos segmentos mais importantes da economia rondoniense.

Segurança pública

Representantes da Policia Civil de Rondônia participaram de conclave sobre a segurança pública, quando foi lançado o plano nacional contra o crime Organizado em Manaus. Assim como nos demais estados da Amazonia, a questão da segurança pública, o avanço do crime organizado a expansão do narcotráfico tem causado elevados índices de criminalidade. Os presídios de Porto Velho, Rio Branco e Manaus estão abarrotados de traficantes. Cobra-se iniciativas com mais eficácia para combater a criminalidade já que o que se vê nas principais cidades do Norte é os policiais enxugando gelo.

Via Direta

* Estava na cara que a tal pesquisa do instituto Veritá era fajuta. Fica difícil de acreditar como o candidato Marcos Rogério teria crescido dez pontos em poucos dias na enquete, se estaria perdendo a parada para o ex-prefeito de Porto Velho Hildon Chaves na capital e para Adailton Fúria na região do Café e Zona da Mata? * Anotem o nome do instituto já que estreou projetando imagem negativa em Rondônia na largada das pesquisas * Trocando de saco para mala: Não se vê muita movimentação dos candidatos ao Palácio Rio Madeira dos partidos nanicos. Na verdade, o próprio PSB de Vinicius Miguel ainda não foi para as ruas * Na disputa presidencial Ciro Gomes amarelou e confirmou sua candidatura ao governo do Ceará.

Rodapé da coluna

[Saiba como o Informa Rondônia seleciona seus colunistas e especialistas convidados]

AUTOR: CARLOS SPERANÇA





COMENTÁRIOS: