Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

OBRAS E INFRAESTRUTURA
Drenagem na avenida Pinheiro Machado entra na fase final e deve reduzir alagamentos em Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Obra executada pela Prefeitura amplia a capacidade de escoamento das águas pluviais e inclui correção de desnível histórico na região entre as ruas Venezuela e México

Por Yan Simon - sexta-feira, 12/06/2026 - 09h39

Compartilhe
24 compartilhamentos
Facebook Instagram WhatsApp X

Porto Velho, RO – A conclusão das obras de drenagem na avenida Pinheiro Machado deve proporcionar mais segurança e melhores condições de tráfego para moradores, comerciantes e motoristas que utilizam diariamente a via. A expectativa da Prefeitura de Porto Velho é reduzir de forma significativa os impactos causados pelas chuvas em um dos trechos que historicamente registrava problemas de alagamento.

Após o encerramento da etapa principal da drenagem, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) ainda realizarão um ajuste de greide no encontro da avenida Pinheiro Machado com a rua México. A medida foi planejada para corrigir um desnível antigo existente na esquina, remanescente de intervenções anteriores de terraplenagem e pavimentação.

De acordo com o prefeito Léo Moraes, a iniciativa integra o planejamento da administração municipal para solucionar problemas estruturais em diferentes regiões da capital. O gestor afirmou que situações que há anos afetam a rotina da população vêm sendo enfrentadas pela atual gestão e destacou que a obra representa um investimento em segurança, mobilidade e qualidade de vida, além de reforçar o compromisso de ampliar a infraestrutura urbana em Porto Velho.

Na reta final dos trabalhos, a obra contempla a implantação de um novo sistema de drenagem destinado a ampliar a capacidade de escoamento das águas pluviais. Entre os serviços executados estão a construção de cinco caixas coletoras com dimensões internas de 1,20 metro por 1,20 metro, uma caixa de passagem de 1,50 metro por 1,50 metro e outras seis estruturas coletoras e de passagem medindo 1,50 metro por 1,50 metro.

Também foram implantados 336 metros de rede de drenagem em solo laterítico. O sistema recebeu 33 metros de Bueiro Simples Tubular de Concreto (BSTC) com diâmetro de 0,60 metro e outros 303 metros de BSTC com diâmetro de 0,80 metro.

Os serviços estão sendo executados no trecho localizado entre as ruas Venezuela e México. A previsão é de que a drenagem seja finalizada nesta etapa, embora intervenções complementares possam ser realizadas caso sejam identificadas necessidades técnicas durante a conclusão da obra.

Para o secretário municipal de Infraestrutura, Thiago Cantanhede, a entrega da intervenção representa mais um avanço na melhoria da mobilidade urbana. Segundo ele, a obra foi planejada para oferecer uma solução duradoura a um problema que há anos provocava transtornos à população, além de melhorar o escoamento das águas e aumentar a segurança de quem circula pela região.

Com informações de: Prefeitura de Porto Velho

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO) – LinkedIn





COMENTÁRIOS: