Evento será realizado em dois pontos da capital no dia 7 de agosto e destacará autonomia financeira, empreendedorismo feminino e os 20 anos da Lei Maria da Penha
Porto Velho, RO – Dois espaços de Porto Velho receberão, simultaneamente, as 26ª e 27ª edições da Feira Mulher do Norte nesta sexta-feira, 7 de agosto. As atividades serão realizadas no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), das 10h às 17h, e no Porto Velho Shopping, das 15h às 22h.
Com o tema “Mãos que movem nossa terra”, a programação fará referência ao Agosto Lilás e aos 20 anos da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei Federal nº 11.340/2006. A proposta é ampliar a visibilidade do trabalho desenvolvido por mulheres empreendedoras e relacionar a geração de renda ao enfrentamento da violência doméstica.
Dezenas de expositoras participarão das duas edições. Serão apresentados produtos e serviços nas áreas de gastronomia, artesanato, biojoias, moda, economia criativa, cosméticos, decoração, produtos naturais e outros segmentos da produção local.
Além da comercialização, a feira busca fortalecer negócios administrados por mulheres que encontraram no empreendedorismo uma alternativa para conquistar renda própria. Parte dos produtos também carrega elementos da identidade amazônica e da produção regional.
A autonomia financeira é apontada como um fator importante para que mulheres em situação de vulnerabilidade possam tomar decisões com maior segurança. Sem uma fonte própria de renda, muitas enfrentam dificuldades para deixar relações abusivas e reorganizar a vida longe do agressor.
Relatórios e estudos internacionais indicam que o acesso à renda contribui para ampliar a capacidade de decisão, reduzir a dependência econômica e criar condições para o rompimento de ciclos de violência doméstica. Nesse contexto, o estímulo ao empreendedorismo feminino também passa a integrar ações de inclusão social e fortalecimento da cidadania.
O prefeito Léo Moraes convidou a população a comparecer aos dois locais e apoiar as expositoras por meio da compra dos produtos. Segundo ele, prestigiar quem produz na capital representa uma forma de reconhecimento e incentivo às mulheres que “movem a nossa terra”.
A Feira Mulher do Norte também é apresentada pelo município como uma iniciativa voltada à autonomia econômica das participantes. A expectativa é que as vendas contribuam para a ampliação dos empreendimentos, o fortalecimento da renda familiar e a abertura de novas oportunidades.
A realização das edições durante o Agosto Lilás reforça a ligação entre independência financeira e prevenção à violência contra a mulher. A campanha é dedicada à conscientização, à divulgação dos mecanismos de proteção e ao fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica.
Com informações de: Prefeitura de Porto Velho
COMENTÁRIOS:



