Informa Rondônia — Novembro Azul
SAÚDE

Vacinação sem Fronteira vai a 16 municípios e distritos até dia 13, com Dia V no sábado

Grupo reunido em auditorio segurando faixa da campanha Vacinacao sem Fronteira
Pronto
0%Atalhos: Espaço (play/pausa), S (parar), ←/→ (volta/avança)
🛠️ Acessibilidade:

A campanha alcança nove municípios da fronteira com a Bolívia — incluindo Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia — e sete com baixa cobertura vacinal; desde 2022 já foram quase 100 mil doses

Por Yan Simon - quarta-feira, 04/11/2026 - 10h33

Informa Rondônia Compartilhe esta reportagem
0 ações
Link copiado.

Porto Velho, RO – De 4 a 13 de novembro, o governo de Rondônia e os municípios promovem a 5ª edição da Campanha Estadual Vacinação sem Fronteira. O “Dia V”, de mobilização concentrada, está marcado para o sábado, 7 de novembro.

A ação é anual e parte da Agência Estadual de Vigilância em Saúde. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação com todas as doses de rotina disponíveis, para prevenir surtos e manter a cobertura vacinal alta no estado.

São 16 pontos no mapa. Nove são municípios de fronteira com a Bolívia, incluindo os distritos da Ponta do Abunã — Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia. Os outros sete foram escolhidos por baixa cobertura vacinal: Alvorada do Oeste, Castanheiras, Candeias do Jamari, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Rio Crespo e Theobroma.

Para o governador Marcos Rocha, a campanha garante proteção aos rondonienses que vivem nas áreas mais distantes.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, apresentou o acumulado: “Desde a primeira edição em 2022, a campanha já garantiu a aplicação de quase 100 mil doses. Nosso empenho em 2026 é unir forças com as gestões municipais para proteger as comunidades ribeirinhas, isoladas e migrantes, mantendo Rondônia imune a doenças evitáveis”, ressaltou.

A parte difícil é a logística. A responsável técnica da Rede de Frio da Agevisa, Eliza Ferraz, explicou o que está em jogo: “Garantir a logística da Rede de Frio para que cada vacina chegue com total segurança e eficácia aos 16 municípios e distritos participantes é fundamental. Planejamos detalhadamente a conservação e o fornecimento de ponta a ponta, assegurando que o insumo mantido na temperatura correta cumpra seu papel direto de salvar vidas”.

Em Porto Velho, a estrutura foi adaptada para cobrir a zona urbana, a região distrital e a fronteira. A coordenadora-geral de imunização da Semusa, Elizeth Gomes, fez o chamado para o fim de semana: “Em Porto Velho e na região da Ponta do Abunã, nossas equipes estão preparadas e mobilizadas para acolher a comunidade nos postos. A vacinação contempla todas as faixas etárias, que inclui crianças, adolescentes, jovens, gestantes e idosos, por isso reforçamos o apelo para que todos levem a caderneta de vacinação no Dia V, pois vacinar é proteger e salva vidas”.

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e nos pontos de vacinação credenciados das localidades participantes, durante todo o período. Quem for deve levar documento oficial com foto e o cartão de vacina, para a conferência e a atualização do que estiver pendente.

Foto: Ésio Mendes / Governo de Rondônia

Com informações de: Governo de Rondônia

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO)





COMENTÁRIOS: