Com a doação de 39 metros cúbicos de madeira apreendida, o município de Porto Velho dá um passo importante para a construção de passarelas em áreas isoladas
Porto Velho, RO – Recentemente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fez uma importante doação de 39 metros cúbicos de madeira nobre à Prefeitura de Porto Velho. A madeira, apreendida durante uma operação do Ibama e da Força Nacional, será utilizada para a construção de passarelas nos distritos de Calama e Nazaré, áreas localizadas na zona rural da cidade.
A apreensão da madeira ocorreu em uma empresa de Porto Velho, que havia sido bloqueada no sistema Documento de Origem Florestal (DOF), utilizado para rastrear a origem da madeira comercializada. Após a apreensão, a Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) ficou responsável pela organização da doação e sua destinação para as obras.
AS ÚLTIMAS DO INFORMA RONDÔNIA
++++
Segundo a SMD, a doação proporcionará uma economia significativa para o município, com um valor estimado em mais de R$ 600 mil. O transporte da madeira e de outros materiais necessários será realizado por meio de balsa, até as áreas mais afastadas, incluindo a entrega de cestas básicas e fardos de água potável para apoiar as comunidades locais. A Defesa Civil de Porto Velho está coordenando a logística dessa parte da operação.
Além desses itens, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) aproveitará a mesma oportunidade para enviar material escolar, bem como móveis, como mesas e cadeiras, para as escolas localizadas nos distritos. Essas ações visam melhorar as condições de ensino e de infraestrutura nas localidades mais afastadas.
A previsão é de que as obras de construção das passarelas comecem assim que o nível das águas do rio Madeira abaixar e o período chuvoso tiver terminado. A SMD reafirma o compromisso de realizar as intervenções rapidamente, atendendo às necessidades das comunidades.
Esta iniciativa faz parte do esforço da gestão do prefeito Léo Moraes para promover melhorias na infraestrutura e no bem-estar das populações rurais, buscando garantir o acesso a serviços essenciais e melhorar as condições de mobilidade nas áreas mais isoladas do município.