FALANDO SÉRIO
Briga de Rogério com Rocha dá o tom das eleições; prefeito vítima de armadilha; e extrema-direita ataca em Rondônia

🛠️ Acessibilidade:

Equipe do marketing político de Lula tenta reverter a queda da sua popularidade promovendo evento de grande impacto

Por Herbert Lins - quinta-feira, 03/04/2025 - 12h47

Conteúdo compartilhado 177 vezes

CARO LEITOR, o presidente Lula (PT) realizará na manhã desta quinta-feira (3), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o evento “O Brasil Dando a Volta Por Cima”. O evento de grande impacto tem como objetivo divulgar ações do governo e apresentar um balanço dos mais de dois anos de mandato à frente do Palácio do Planalto. O evento faz parte das estratégias da equipe de marketing político para tentar reverter a queda de popularidade do presidente Lula (PT), registrada em diversas pesquisas de opinião pública desde o final de 2024. Por exemplo, na pesquisa de opinião pública da Latam Pulse, do instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgada terça-feira (1º), Lula tem a aprovação de 50,8% dos brasileiros, enquanto 49,6% desaprovam seu governo, marcando a primeira queda na avaliação negativa nos últimos cinco meses do governo Lula III.

Organização

O evento “O Brasil Dando a Volta Por Cima” contará com a presença do presidente Lula (PT), de ministros, parlamentares, autoridades e representantes da sociedade civil. A organização está a cargo do novo ministro da Comunicação Social, Sidônio Palmeira, publicitário e responsável pela campanha vitoriosa de Lula em 2022.

Comunicação I

O publicitário Sidônio Palmeira, logo que assumiu o comando da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), no lugar do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), reuniu em março passado quinhentos profissionais das assessorias de comunicação dos diferentes órgãos para discutir a estratégia de comunicação do Governo Federal.

Comunicação II

Esse encontro com os profissionais da comunicação política do Governo Lula III serviu para Sidônio Pereira destacar a importância de uma comunicação integrada, por sua vez, aumentar a transparência e melhorar a eficácia na disseminação das políticas públicas do governo petista.

Popularidade

A popularidade do presidente Lula (PT) e do seu terceiro governo frente ao Palácio do Planalto não se resume às políticas públicas. A popularidade está atrelada à queda do poder de compra dos brasileiros, à carestia dos alimentos, dos combustíveis, dos remédios, das tarifas públicas de energia e água, à pesada carga tributária e ao custo de manutenção do Poder Executivo, Judiciário e Legislativo.

Bagattoli

O senador bolsonarista Jaime Bagattoli (PL), alinhado aos interesses do agronegócio e da pecuária, votou com o governo Lula o PL. 2.088/2023, que prevê medidas de resposta ao “tarifaço” do presidente dos EUA, Donald Trump (Republicanos). Neste caso, o Brasil foi afetado com uma tarifa linear de 10%, a mais baixa.

Votou

O voto do senador bolsonarista Jaime Bagattoli (PL) contra o tarifaço de Donald Trump, batizado por ele de “Dia da Libertação”, com o objetivo de reduzir a dependência dos EUA de importações, representa uma convergência pragmática de campos tradicionalmente opostos, ou seja, a bancada do boi e do agronegócio votaram com a esquerda no Senado.

Retrucou

O senador Marcos Rogério (PL) retrucou nas redes sociais o comentário do governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) no post alusivo ao 1° de abril – Dia da Mentira. A resposta de Rogério a Rocha em novo vídeo postado nas redes sociais deu o tom do que será a campanha eleitoral de 2026.

Repercussão

A repercussão da troca de farpas entre o senador Marcos Rogério (PL) e o governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) foi grande nos corredores palacianos e no meio político. Para opositores de Rocha, o ataque de Rogério foi assertivo; para governistas, Rogério reacendeu a sua imagem agressiva que ficou na cabeça do leitor no pleito eleitoral de 2022.

Possibilidades

A posse de Elias Rezende como secretário-chefe da Casa Civil pode colocar um fim na SEOSP, ou seja, tem gente que defende que a pasta volte a pertencer ao DER. Estrategicamente, não é hora de encerrar possibilidades, pragmaticamente, faz-se necessário fazer da SEOSP um meio de atrair um novo aliado para reforçar na estratégia eleitoral de 2026.

Confiança

Elias Rezende, ao assumir a titularidade da Casa Civil, demitiu inúmeros comissionados que pertenciam à equipe de assessoramento do ex-titular da pasta. Ato muito natural de quem assume a nova função e precisa montar a sua equipe de assessores de confiança para tocar a pasta.

Mudanças

As mudanças na equipe do governo do Coronel Marcos Rocha (União Brasil) não encerram com a chegada de Elis Rezende na Casa Civil. Outras pastas deverão sofrer mudanças, inclusive as fundações e autarquias.

Compor

Além da chegada dos ex-prefeitos Valteir Queiroz (Candeias do Jamari) e Isaú Fonseca (Ji-Paraná) para compor a tropa de choque do governador Coronel Marcos Rocha nas eleições de 2026, outro nome cotado é do ex-prefeito Carlos Magno (Ouro Preto D’oeste), por conta da sua experiência administrativa nos espaços de poder e de tomada de decisões no âmbito federal, estadual e municipal.

Intolerância I

O Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO), em nota, repudiou os ataques de intolerância religiosa dirigidos à escritora rondoniense, autora do livro infantil “Meu terreiro, meu axé”, Zeneida de Navê, após apresentar sua obra na Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon, em Porto Velho.

Intolerância II

Os ataques à autora Zeneida de Navê partem de parlamentares da extrema-direita de Rondônia e se espalham nas redes sociais em forma de discursos de ódio, preconceito, ameaças, intolerância religiosa e racismo estrutural. Além disso, representa um ataque à liberdade de expressão e à representatividade negra e das religiões de matriz africana na literatura brasileira.

Adesão

Mesmo com quadro de 80 engenheiros, o prefeito Léo Moraes (Podemos) determinou à Secretaria Municipal de Obras (Semob) a realizar adesão a uma Ata de Registro de Preço no valor de R$ 35 milhões para contratação da empresa Plator Engenharia e Meio Ambiente Ltda, que será responsável pela elaboração de projetos de engenharia na Capital.

Pagar

Há determinados projetos que engenheiros da Prefeitura de Porto Velho não elaboram e não é porque aderiu à Ata de Registro de Preço no valor de R$ 35 milhões que vai pagar. Já os 80 engenheiros podem estar lotados em setores como cadastro imobiliário (análises), Obras (acompanhamento e fiscalização de obras diversas), SEMTRAM (sinalização e tráfego) e outras funções.

Paroca

Na tarde de ontem (2), acompanhado do secretário nacional da pesca industrial, Expedito Netto (PSD), o vereador Zé Paroca de Porto Velho (Avante) foi recebido pelo ministro da Pesca, André de Paula (PSD). Na pauta, Paroca pediu ao Ministério da Pesca que conceda auxílio emergencial para quem sobrevive da pesca artesanal e foi afetado pela cheia do rio Madeira.

Defesa

Para defesa do prefeito de Rolim de Moura, Aldo Júlio (União Brasil), em relação ao certificado falso do ensino médio, ele foi vítima de armadilha de um grupo político forte que tenta a todo custo assassinar a sua reputação. Aldo foi vereador bem avaliado, daí foi eleito prefeito no pleito eleitoral de 2020 e reeleito com 14.932 votos (54,35%) no último pleito eleitoral municipal de 2024.

Realizar

A gestão do prefeito Aldo Júlio (União Brasil) frente à Prefeitura de Rolim de Moura é marcada por austeridade, transparência e aplicação correta dos recursos públicos. Aldo, com sua habilidade política, conseguiu realizar grandes obras na cidade e na área rural, inclusive, fazer o mais difícil, colocar a saúde para atender bem a população local.

Sério

Falando sério, a política tem o poder de transformar o presente e moldar o futuro. Mas se queremos ordem e progresso, não devemos caminhar em círculos e repetir a história, mas fazer uma nova história, com novos políticos com conhecimento, competência, compromisso e capacidade de entrega.

AUTOR: HERBERT LINS





COMENTÁRIOS: