Deputado federal do União Brasil é citado em fala pública do ex-presidente durante ato na Esplanada dos Ministérios
Porto Velho, RO – A fala do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante um ato em Brasília colocou o deputado federal Fernando Máximo (União Brasil-RO) no centro das articulações para o Senado em 2026. Ao cumprimentar o parlamentar diante das câmeras, o ex-chefe do Executivo o chamou de “nosso senador”, durante manifestação que reuniu milhares de apoiadores na Esplanada dos Ministérios.
O evento, realizado no início de maio, foi convocado para pedir anistia aos participantes dos atos de 8 de janeiro de 2023, data em que grupos tentaram invadir e depredar as sedes dos Três Poderes, em Brasília. O protesto contou com a presença de aliados políticos de Bolsonaro, forte esquema de segurança e atividades como discursos, orações e bandeiras do Brasil.
O momento em que Bolsonaro se referiu a Fernando Máximo foi registrado em vídeo. A frase, ainda que breve, foi interpretada como indicativo de que o ex-presidente considera o nome do deputado para disputar uma vaga no Senado por Rondônia no próximo ciclo eleitoral.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Além de Máximo, outro nome do estado já foi mencionado anteriormente por Bolsonaro com possível apoio: o pecuarista Bruno Scheid, mais conhecido como Bruno Bolsonaro, já foi descrito como seu “ungido” em ocasião pública.
A manifestação foi acompanhada pelo grupo Monitor do Debate Público no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), que analisa mobilizações tanto presenciais quanto online. O grupo confirmou que a concentração ocorreu de forma pacífica.
O movimento acontece em um momento em que lideranças políticas em Rondônia começam a se posicionar com vistas às eleições majoritárias de 2026. A declaração de Bolsonaro ocorre nesse contexto de articulações e consolidações de possíveis candidaturas no estado.