FALANDO SÉRIO
Bagattoli apequena o mandato; Raupp, Lando, Gurgacz e Cassol fazem falta; e Léo impacta

🛠️ Acessibilidade:

A ignorância, a mediocridade, a imbecilidade, a idiotice e o analfabetismo funcional dominam os círculos de diálogos na convivência familiar e nas relações sociais

Por Herbert Lins - terça-feira, 27/05/2025 - 09h57

Conteúdo compartilhado 201 vezes

CARO LEITOR, recebo diariamente fake news e outras postagens que não condizem com a realidade a qual vivemos e temos razões para viver. A princípio, relutei em concordar com a seguinte afirmativa do filósofo Umberto Eco: “As mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano à coletividade. Diziam imediatamente a eles para calar a boca, enquanto agora eles têm o mesmo direito à fala que um ganhador do Prêmio Nobel.” Neste caso, existe um abismo intelectual persistente na condição humana. Esses indivíduos se abdicaram de pensar, desenvolver utopias, sonhar, construir um ideal próprio, defender a equidade e o bem-estar social, bem como depositar a sua fé na esperança por dias de liberdade econômica. A ignorância, a mediocridade, a imbecilidade, a idiotice e o analfabetismo funcional dominam os círculos de diálogos na convivência familiar e nas relações sociais da grande maioria dos brasileiros.

Mediocridade

O filósofo italiano alertou que a condição humana mergulhada na imbecilidade e na idiotice deixou de ser condição individual e se tornou cultura, método e sistema. A sociedade dos ignorantes, medíocres, imbecis, idiotas e dos analfabetos funcionais ergueu seus templos e altares nas redes sociais e nos ambientes de convívio social.

Sacrificam

Os ignorantes, medíocres, imbecis, idiotas e analfabetos funcionais sacrificam diariamente a verdade nas redes sociais. Esse fenômeno se manifesta em nome do conforto das mentiras convenientes para alimentar uma rede de ódio.

Alimenta

As mentiras conhecidas popularmente como fake news alimentam mentes preguiçosas e com déficit de cognição, atenção e de interpretação de texto, por sua vez, de fatos reais. Esses indivíduos preferem a quimera da desinformação a momentos de reflexão.

Mentiras

Nesse círculo vicioso de alimentar e propagar mentiras nas redes sociais e no convívio em sociedade, o saber se converte em mercadoria rasa, superficial e esquecível para a grande maioria dos indivíduos.

Aversão

Os indivíduos que não se libertam da ignorância e da mediocridade têm aversão ao saber e recusa à complexidade. Esses vivem pelo eco das redes sociais, moldam-se pelo ódio, absorvem os preconceitos, repelem a realidade dos fatos, alimentam algoritmos de influencers que transformam a estupidez humana na sociedade do espetáculo de horrores conceituais.

Bolsonaro

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está se articulando dentro do governo do presidente Donald Trump dos EUA para que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e outras autoridades brasileiras, sejam alvo de sanções por supostas violações a direitos humanos.

Investigar

O líder do PT na Câmara dos Deputados, deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) que acionasse o STF para investigar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por tramar sanções às autoridades brasileiras e atentar contra a nossa soberania e democracia com ajuda da extrema-direita dos EUA.

Desmascara

A atuação parlamentar de Lindbergh Farias (PT-RJ) na Câmara dos Deputados desmascara o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que trabalha contra a nossa soberania nacional e o Estado democrático de direito, em especial, nossas instituições e a nossa democracia.

Dimensão

O senador Jaime Bagattoli (PL) apequena o seu mandato com entregas miúdas para o estado de Rondônia. Neste caso, sem dimensão da relevância do cargo, não consegue dissociar um mandato de senador de vereador e deputado estadual nas entregas de suas emendas parlamentares.

Falta

Faz falta ao estado de Rondônia senadores da envergadura dos ex-senadores Valdir Raupp (MDB), Amir Lando (MDB), Acir Gurgacz (PDT) e Ivo Cassol (PP), mediante a capacidade de entrega voltada para fomentar o desenvolvimento estadual e local.

Senador

Falando em senador, o deputado federal Fernando Máximo (União Brasil) soltou um vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o chama de “futuro senador”. O vídeo viralizou e Máximo deverá ser candidato na chapa majoritária do PL encabeçada pelo senador Marcos Rogério (PL), esse último disputará o governo nas eleições de 2026.

Rural

A 12ª Rondônia Rural Show foi aberta ontem com a presença do governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil). No dispositivo de abertura, Rocha estava ladeado pela primeira-dama Luana Rocha, pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), chefe da Casa Civil, Elias Rezende, prefeito de Ji-Paraná, Afonso Cândido (PL), secretário de Agricultura, Luiz Paulo, bem como outras autoridades.

Unidos

O governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) marcou presença no Pavilhão Empresarial Internacional dentro da 12ª Rondônia Rural Show. Por sua vez, gravou vídeo ao lado do vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil), que responde pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDEC. Além disso, compartilharam em conjunto o referido vídeo nas suas respectivas redes sociais, ou seja, estão unidos para a tristeza de alguns.

Redano

O deputado Alex Redano (Republicanos), por onde passava dentro da 12ª Rondônia Rural Show, era interrogado por lideranças políticas e empresariais se colocaria seu nome à disposição para disputar o Governo de Rondônia nas eleições de 2026. O amigão com sorriso largo devolvia a resposta com a seguinte pergunta: Posso contar com vocês?

Dentistas

O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) possui formação acadêmica em odontologia. Ele participa em Brasília do movimento pela aprovação do piso salarial da categoria. Tramita no Senado o PL 1.365/2022 – de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) – que propõe um novo piso de R$ 13.662 para médicos e dentistas.

Contido

O prefeito Léo Moraes (Podemos) impacta pelas redes sociais uma geração de jovens que no futuro serão eleitores. Esses jovens poderão levá-lo a voos mais altos, ou seja, ao Governo de Rondônia e ao Senado Federal. Basta Léo ser racional e contido nas seduções e tentações que aparecem para quem ocupa os espaços de poder e de tomada de decisões.

Iluminação

O vereador Júnior Queiroz (Podemos) teve seu pedido atendido pela Emdur no tocante à iluminação pública do Distrito de Rio Pardo. A ação garante segurança e qualidade de vida para a população local que estava convivendo com ruas escuras e oferecia risco de violência.

Sério

Falando sério, nos ambientes predominados por ignorantes, medíocres, imbecis, idiotas e analfabetos funcionais, não se busca compreender e analisar as realidades dos fatos reais, apenas recebem a (des)informação e confirmam os próprios preconceitos. O conhecimento e o idealismo não têm espaço nos algoritmos das redes sociais dessa gente.

AUTOR: HERBERT LINS





COMENTÁRIOS: