Exposição Juvia reúne produções de artistas da Amazônia e inaugura circuito nacional com foco em expressões culturais de povos tradicionais e urbanos da região
Porto Velho, RO – A primeira etapa do Festival dos Povos da Floresta começa nesta quinta-feira (29) na capital de Rondônia com a abertura da Exposição Juvia, realizada no Porto Velho Shopping. A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 8 de junho, integrando a programação do evento, que abrange diferentes formas de manifestação cultural amazônica por meio de atividades visuais, audiovisuais e performáticas.
Organizado pelo Instituto Rioterra com apoio da Petrobras e realização do Ministério da Cultura, o festival adota o formato itinerante e tem sua estreia em Porto Velho. A circulação se estenderá por outras quatro capitais brasileiras: Boa Vista (RR), Macapá (AP), Belém (PA) e Brasília (DF), com ações previstas para envolver tanto comunidades locais quanto o público em geral em atividades de intercâmbio artístico e cultural.
A Exposição Juvia concentra os trabalhos ligados às artes visuais e audiovisuais do festival. Fotografias, esculturas, pinturas, documentários e clipes compõem o conjunto apresentado. Entre as obras, estão produções do Acervo Rioterra, que marca 25 anos de atuação, e peças de artistas convidados, como Paula Sampaio (PA), Gustavo Caboco (RR), Will Arehj e Graciano Oro Waram. Os conteúdos foram selecionados por meio de edital público e reúnem perspectivas diversas sobre os modos de vida dos povos da floresta.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
A curadoria da mostra ficou sob responsabilidade de Rosely Nakagawa, que comentou o conceito por trás da escolha das obras. “A proposta une inovação e saberes ancestrais, destacando a pluralidade da Amazônia por meio da arte e das vivências de seus povos”, afirmou.
O festival também contempla apresentações de música, dança e performances indígenas, compondo a vertente das artes performáticas, que será realizada em outros espaços da cidade ao longo da programação.
Entre os artistas selecionados para esta edição da mostra visual e audiovisual estão Avener Prado (fotografia), Bruno Sousa (escultura), Bototo (pintura), Evandro Câmara (pintura), Rafael Prado (pintura), Saulo Sousa (fotografia), Erica Queiroz (arte indígena), Marcila Diahui (arte indígena), Anderson Mendes (documentário), Lígia Neiva (documentário), Quilomboclada (clipe musical), Regiliano Makurap (documentário) e os Tambores do Pacoval com o mestre Dikinho (clipe musical).
O Festival dos Povos da Floresta busca estabelecer conexões entre elementos tradicionais e linguagens contemporâneas das populações amazônicas, promovendo sua integração com o cenário artístico brasileiro. A proposta também envolve oficinas, rodas de conversa e exibições públicas, organizadas para valorizar saberes de indígenas, quilombolas, ribeirinhos e moradores das zonas urbanas da região.
A programação e mais detalhes sobre as atividades do festival podem ser acessados por meio das redes sociais oficiais: @festivaldospovosdafloresta e pelo e-mail [email protected].