O poder dos influenciadores digitais de influenciar pessoas
CARO LEITOR, o estudioso em relações humanas Dale Carnegie define influência como uma “mudança psicológica” de comportamento a partir dos gestos, atitudes, objetivos, valores, princípios, necessidades, metas e objetivos, bem como outros campos da psique humana. A partir do depoimento da influenciadora digital Virgínia Fonseca na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets, debrucei-me para pesquisar o tema “influenciadores digitais”. Neste caso, perguntei-me sobre qual poder esses influenciadores digitais exercem no público-alvo e por quais razões estes aceitam com receptividade o conteúdo lançado por eles nas redes sociais ao ponto de viralizar na grande maioria das vezes. Encontrei várias respostas no mapa mental construído: poder, carisma, liderança, beleza, autoridade, entre outros. O comportamento humano contemporâneo se manifesta nas redes sociais não só com perfis de cada indivíduo, mas com atuação do chamado “influencer digital”, esses “descentralizaram” o cenário, ou seja, pessoas que antes eram anônimas, assumem o papel de influenciadores locais, nacionais ou até mesmo internacionais.
Autoridade
No caso de autoridade, esse termo passa por um longo processo de construção e fortalecimento de marca pessoal do influencer digital. Esse fenômeno criou “promoters de marcas pessoais” e ganhou fãs nas redes sociais.
Polêmica
Os fãs dos influencers digitais criam vínculos virtuais, ao ponto de, independentemente da polêmica em que se envolvam, passam a defendê-los nas redes sociais com ferocidade. Contudo, todo mundo que posta conteúdos nas redes sociais tem a responsabilidade de compreender as implicações e responsabilidades.
Virginia
A influencer digital Virginia Fonseca é nascida em Connecticut, Estados Unidos da América, casada com o sertanejo Zé Felipe, filho do cantor Leonardo, com quem a influenciadora compartilha diariamente sua rotina com ele e os três filhos do casal.
Faturamento
Segundo a revista Forbes, em 2021, a influencer digital Virginia Fonseca criou a marca WePink, que faturou mais de R$ 378 milhões em dois anos. Neste caso, ela recorre às redes sociais para garantir todo esse faturamento, ou seja, ela é vitrine dos produtos na palma da mão das pessoas.
Rural
A 12ª Edição da Rondônia Rural Show não só virou palco de encontro da classe empresarial e política de Rondônia, mas também dos principais influencers digitais rondonienses com destaque local, estadual e nacional.
Rato
O autêntico, criativo e bem-humorado influencer digital Rato Andrade levou seu personagem “Ratielly” para a 12ª Edição da Rondônia Rural Show. Além de tentar encontrar um agroboy, Rato Andrade interagiu com bastante humor com vários políticos rondonienses presentes ao evento.
Símbolo
O Palácio do Planalto e parlamentares governistas, em especial da Região Norte, estavam torcendo para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede-SP), sair torrada da audiência da Comissão de Infraestrutura do Senado. Porém, por conta dos fatos de conhecimento de todos, ela saiu como vítima e símbolo de resistência da causa que ela representa, o meio ambiente.
Resgatou
A atuação desastrada, desequilibrada e infeliz dos senadores, em especial do senador Marcos Rogério com a frase “se ponha no seu lugar”, denotou arrogância à figura feminina da ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede-SP). Ele a resgatou do limbo em que se encontrava no âmbito do Palácio do Planalto.
Apanhando
Por mais que o senador Marcos Rogério (PL) se explique pela frase “se ponha no seu lugar” proferida à ministra do Meio Ambiente Mariana Silva (Rede-SP), ele segue apanhando de parlamentares ligados à esquerda, dos movimentos sociais e da imprensa nacional e internacional pela frase mal colocada e incompreendida.
Trava
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede-SP), não só trava as obras do PAC, mas também as obras da BR-230 e da BR-319, além da exploração do petróleo na margem equatorial, precisamente na foz do rio Amazonas. Neste caso, Guiana, Suriname e a Guiana Francesa – França, sugam nossas riquezas de canudinho.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
++++
PEC
Insisto em dizer que não é difícil resolver a situação das rodovias estaduais e federais na Região Amazônica. Basta nossos parlamentares apresentarem e votarem uma PEC com urgência à Constituição, dando novas atribuições à Polícia do Exército, da Aeronáutica e da Marinha para vigiar e patrulhar “estradas parques” como forma de conter invasões de terras e desflorestamento das reservas indígenas e ambientais.
Confúcio
Engana-se quem pensar que o senador Confúcio Moura (MDB) disputará o governo de Rondônia. Ele é candidatíssimo à reeleição ao Senado nas eleições de 2026. Para isso, criou o movimento Caminhada Esperança, que será lançado no sábado (30), às 18h, na sede do Sindsef. O movimento reúne os partidos de esquerda e centro-esquerda rondoniense.
Calcula
O senador Confúcio Moura (MDB) calcula cada passo e possíveis cenários políticos. Defensor da federação do MDB com o Republicanos, Confúcio aglutina a esquerda ao entorno da sua reeleição e mira no voto da direita e centro-direita com a federação das duas siglas antagônicas.
Combinando
Não é problema para o MDB caminhar com qualquer partido que seja por conta do seu pragmatismo político histórico. Mas é preciso fazer a seguinte pergunta: os líderes partidários estão combinando a federação entre o MDB e Republicanos com os eleitores? Pode ou não causar estranhamento essa aliança do eleitor do Republicanos com o MDB?
Flores
O deputado federal Thiago Flores (Republicanos), percebendo o movimento em torno da possível candidatura à presidência da República do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas pelo Republicanos, cogitou se lançar candidato a governador de Rondônia no pleito eleitoral de 2026. Resta saber se houve ressonância por parte do eleitorado rondoniense.
Hildon
O ex-prefeito Hildon Chaves (PSDB), que preside a Associação Rondoniense dos Municípios (AROM), marcou presença na 12ª Edição da Rondônia Rural Show. Hildon se movimenta no território político no intuito de construir sua candidatura para governador nas eleições de 2026.
Construção
Falando em Hildon, realmente, o ex-prefeito da capital recebeu em sua casa para um “rega-bofe” e degustação de um bom vinho, o ex-senador Expedito Júnior e o prefeito de Cacoal Adailton Fúria, ambos do PSD. Na social, foi discutida a construção de uma chapa majoritária ao Palácio Rio Madeira contendo Hildon e Fúria.
Sensato
No meu ponto de vista, para o ex-prefeito Hildon Chaves (PSDB) participar da discussão interna do PSD em relação aos cargos eletivos majoritários, é sensato, primeiramente, se filiar à legenda, daí pleitear a vaga que hoje é natural do prefeito de Cacoal Adailton Fúria, por ter sido já lançado como pré-candidato a governador pela legenda social-democrata.
Aprovação
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) não mediu esforços para trabalhar junto à Bancada Federal de Rondônia, a aprovação do Projeto de Lei que trata da atualização do piso salarial de cirurgiões-dentistas e médicos na Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados.
Acompanhando
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) afirmou à coluna que “essa é uma vitória parcial, mas significativa. O PL ainda seguirá tramitando por outras comissões e, posteriormente, pelo Senado Federal. Seguiremos acompanhando de perto cada etapa desse processo.”
Sério
Falando sério, as pessoas são facilmente influenciadas pela sociedade em que vivem e a grande maioria se deixa manipular, ou seja, não consegue pensar por si mesmas. Essas pessoas esquecem que nossas escolhas, quem irá vivê-las somos nós mesmos. Outras pessoas serão influenciadas, é inevitável, porém, como escreveu o poeta Pablo Neruda: seremos prisioneiros das nossas escolhas.
