A campanha do povo nas redes sociais contra o Congresso Nacional
CARO LEITOR, em entrevista à Folha de São Paulo, a atriz e escritora Fernanda Torres considerou os memes uma forma superior de arte. Recorremos à expressão de Fernanda Torres para refletir sobre os memes contra o “congresso da mamata” e “congresso inimigo do povo” viralizados nas redes sociais. Tal ação afeta diretamente a imagem do presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e do presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB). A campanha do congresso da mamata e de inimigo do povo começou depois de Alcolumbre e Motta comandarem uma ação orquestrada contra o projeto do Poder Executivo sobre o aumento das tarifas do IOF. A campanha nas redes sociais contra o Congresso Nacional viraliza e revela uma guerra virtual a parlamentares que fazem oposição cerrada ao governo Lula III. Mas a campanha não atinge apenas o senador Alcolumbre, o deputado Motta e os deputados da oposição ao presidente Lula (PT), atinge todos os parlamentares federais e, para a opinião pública, cresce o conceito de desconfiança em relação ao Congresso Nacional.
Ataque
O meme mais viralizado é do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) sentado numa montanha de dinheiro, pregando o “corte de gastos” nos programas sociais. Dessa vez não é à esquerda, mas à direita e à extrema-direita que estão sob forte ataque no ambiente digital.
Acusa
Incomodado com a zoeira contra sua conduta como presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) acusa setores do governo do presidente Lula (PT) de incitar a “polarização social” por meio das redes sociais. Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), silencia.
Planfetária
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), tenta se desvencilhar de sua imagem de defensor de ricaços que esfola pobres e miseráveis no país mediante a campanha panfletária nas redes sociais. Mas a pecha pegou!
Ação
O governo diz que não, mas os últimos discursos do presidente Lula (PT) e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), apontam o contrário. Lula vai na linha do Congresso Nacional como inimigo do povo. Com outras palavras, é claro, aliados reforçam a fala do presidente e do ministro Fernando Haddad. É ação coordenada entre ambos e os governistas.
Equilibrou
Em colunas anteriores, mencionei que a esquerda brasileira estava atrasada e presa ao passado quando fazia campanhas panfletárias de rua, essa deveria ganhar as redes sociais para responder aos ataques da direita e da extrema-direita. Agora, aparentemente, o jogo se equilibrou.
Manipular
Contudo, a campanha nas redes sociais contra o Congresso Nacional por conta da derrubada da elevação das taxas do IOF por apoiadores do governo Lula III demonstra como é fácil manipular as massas.
Cobrir
As massas não percebem que a elevação das taxas do IOF era para cobrir o rombo nas contas públicas do governo do presidente Lula (PT), que gasta muito, por sua vez, para custear as emendas parlamentares. Por fim, a crise está no auge entre os Poderes Executivo e Legislativo, sem indícios de trégua.
Rifado
O deputado federal Fernando Máximo (União Brasil) confidencia a aliados e políticos mais próximos a sua desconfiança em lançar seu nome para disputa majoritária e depois ser rifado pelos caciques do PL rondoniense, como foi pelo União Brasil na disputa da Prefeitura de Porto Velho nas eleições municipais passadas.
Cautela
Neófito em política e sem conhecimento dos meandros partidários, o deputado federal Fernando Máximo (União Brasil) prefere a cautela em vez da audácia para disputar um cargo majoritário nas eleições de 2026.
Risco
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
++++
O deputado federal Fernando Máximo (União Brasil) não pode se aventurar e correr risco de perder o foro privilegiado enquanto existir investigações contra ele no âmbito da Polícia Federal por conta da sua gestão frente à SESAU, em especial, durante a pandemia do Covid-19. Neste caso, deverá ser mesmo candidato à reeleição na Câmara dos Deputados.
Rocha
O governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil), ao lado do secretário de Saúde, Coronel Jeferson Rocha, visitou o Hospital Regional de Vilhena. Ambos estiveram acompanhados do prefeito Flori Júnior (Podemos). Esse último é o trunfo na manga do prefeito Léo Moraes (Podemos) nas eleições de 2026.
Anunciou
Em Vilhena, o governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil), ombreado pelo prefeito Flori Júnior (Podemos), anunciou a ampliação da estrutura do Hospital Regional de Vilhena, com mais 10 leitos de UTI – totalizando 27. Além disso, investimentos em educação e infraestrutura daquele município.
Estratégia
Como estratégia para disparar nas pesquisas de opinião pública para conquistar uma vaga ao Senado, o governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) precisa visitar os municípios e divulgar suas ações municipalistas através da liberação das emendas dos deputados estaduais. A população rondoniense precisa tomar conhecimento do que foi feito na sua localidade por meio da parceria entre Poder Executivo e Legislativo.
Ampliar
O deputado estadual Luís do Hospital (MDB) confidenciou à coluna que será mesmo candidato à reeleição nas eleições de 2026. Ele tem buscado ampliar suas bases eleitorais visando manter a média dos 18.248 votos (2,11%) conquistados nas eleições de 2022.
Golpista
No início da semana, a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou por unanimidade o policial militar da reserva de Rondônia, William “Homem do Tempo”, a 14 anos de prisão por envolvimento ativo nos atos golpistas ocorridos em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.
Divergiram
No julgamento do STF que condenou William “Homem do Tempo” a 14 anos de prisão por conta do seu envolvimento no 8 de janeiro de 2023, os ministros Cristiano Zanin e Luiz Fux divergiram sobre a penalidade. O primeiro apontou que o réu deveria ser condenado a 11 anos. Já Fux opinou por 9 anos.
Exageros
Acredito existir exageros por parte do STF pelas penalidades impostas aos envolvidos no 8 de janeiro de 2023. A divergência entre os ministros Zanin e Luiz Fux sobre a penalidade imposta a William “Homem do Tempo” denota a consciência dos ministros em relação aos exageros nas penas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes.
Sofia
Em encontro com a vereadora Sofia Andrade (PL), conversamos sobre a decisão do TJRO que julgou improcedente a ação por danos morais movida pelo governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) contra ela. Sofia revelou que nunca deixou de acreditar na justiça.
MDB
O MDB promove na manhã de hoje (4) o evento denominado “Brasil Precisa Pensar do Brasil” e conta com a presença do ex-ministro da Defesa, Aldo Rabelo. O evento é organizado pela Fundação Ulysses Guimarães – FUG. O evento começa às 08h e se estende até 13h na sede do MDB, situada à Rua Elias Gorayeb, 3298, bairro Liberdade – Porto Velho.
Sério
Falando sério, em tempos pretéritos, o petismo era acusado pelas forças políticas conservadoras e reacionárias do país de promover o “nós contra eles”, ou seja, o povo contra as elites brasileiras, promovendo a divisão da sociedade brasileira. E hoje? A bagaceira – José Américo de Almeida – que chegamos, depois da extrema-direita, faz o radicalismo petista ganhar o ambiente virtual.
