Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

GOVERNO DE RONDÔNIA
Marcos Rocha anuncia ao vivo demissão do vice da Secretaria de Estado do Desenvolvimento

🛠️ Acessibilidade:

Substituição de Sérgio Gonçalves foi confirmada na mesma data por decreto oficial publicado em diário suplementar

Por Informa Rondônia - terça-feira, 08/07/2025 - 00h09

Conteúdo compartilhado 417 vezes

Porto Velho, RO – Durante entrevista ao vivo concedida ao apresentador Edvaldo Soares, no programa Alerta RO, transmitido pela Rema TV, o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), confirmou a exoneração de Sérgio Gonçalves da Silva do cargo de secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico. A decisão foi oficializada no mesmo dia, 7 de julho de 2025, por meio de decreto publicado em edição suplementar do Diário Oficial.

Ao ser questionado sobre a crise entre ele e seu vice-governador, Rocha lamentou o que classificou como um episódio de traição política e confirmou a saída de Sérgio do primeiro escalão do governo. “Nesse momento aqui, eu quero dizer que a gente vai ter que fazer a substituição”, afirmou o governador, ao final de uma resposta carregada de críticas.

O conflito político entre governador e vice veio à tona após a viagem oficial de Marcos Rocha a Israel, durante o recente período de conflito armado na região. Segundo ele, durante sua ausência, articulações políticas teriam sido feitas para impedir a prorrogação legal de seu afastamento. A estratégia, segundo Rocha, teria como objetivo deixá-lo inelegível e abrir espaço para que o vice assumisse o comando do Estado.

“Jesus Cristo foi traído. Talvez você que esteja me ouvindo aqui agora já foi traído também”, declarou Rocha ao tratar da situação. Ele relatou que esperava apoio institucional e pessoal enquanto estava em missão internacional, mas, em vez disso, viu aliados tentando minar sua permanência no cargo. “Ao contrário disso, o que foi feito foi diferente. Foram feitos contatos com vários deputados para que impedissem que eu conseguisse ter o tempo prorrogado e aí eu perderia o mandato de governo.”

Na entrevista, o governador mencionou ainda que houve tentativa jurídica para anular uma emenda à Constituição de Rondônia aprovada pela Assembleia Legislativa, que autorizou sua permanência legal no exterior. A ação teria sido movida por aliados do vice, mas acabou derrotada por erro de estratégia processual. “O advogado que entrou lá para o vice-governador entrou errado, ele perdeu”, disse.

Segundo Rocha, após a derrota no Judiciário, o grupo ligado ao vice buscou apoio político no partido que ele derrotou nas eleições de 2022. “Ele fez parceria com o partido que eu ganhei nas eleições no primeiro e no segundo turno.” O chefe do Executivo estadual não citou, mas referiu-se ao PL, do senador Marcos Rogério.

A exoneração de Sérgio Gonçalves foi formalizada no Decreto de 7 de julho de 2025, assinado por Marcos Rocha e publicado no Diário Oficial, edição suplementar. No mesmo ato, foi nomeado para o cargo Lauro Fernandes da Silva Junior, que assume a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: