Capital registrou 301 ocorrências com ciclistas em 2024, incluindo dois óbitos, segundo Anuário do Detran/RO
Porto Velho, RO – A cidade de Porto Velho contabilizou 301 acidentes envolvendo ciclistas ao longo de 2024, conforme dados do Anuário do Detran de Rondônia. Entre os registros, ocorreram duas mortes, além de casos que resultaram em lesões e impactos para os envolvidos.
A bicicleta, considerada um dos meios de transporte utilizados no combate à poluição e ao aumento do tráfego de veículos na capital, é amplamente usada pela população de Porto Velho, de acordo com informações divulgadas. O uso do modal, no entanto, exige atenção às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a adoção de medidas de prevenção para reduzir os riscos de acidentes.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Entre as orientações, está a instalação de campainha, sinalização noturna na parte dianteira, traseira, laterais e nos pedais, além de espelho retrovisor no lado esquerdo. Também é recomendado o uso de roupas claras para aumentar a visibilidade em vias públicas, além do uso de capacete, joelheira, cotoveleira, luvas e calçados fechados, como tênis ou sapatos.
Eduardo Ardaia, agente de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, destacou que o ato de descer da bicicleta ao atravessar a rua pode contribuir para a segurança de quem pedala. “A bicicleta é um meio de transporte muito usado em Porto Velho, por isso sempre que for atravessar uma rua é recomendado descer da bicicleta para virar pedestre e sinalizar a intenção de atravessar, dessa maneira os riscos de um acidente reduz de maneira considerável”, afirmou.
Outro ponto enfatizado é a importância de circular no sentido correto da via, evitando trafegar na contramão, além de priorizar o uso das ciclovias disponíveis na cidade, consideradas opção mais segura para a locomoção dos ciclistas em Porto Velho.