Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

OPERAÇÃO
Servidores de Candeias do Jamari são afastados durante nova fase da Operação “Taxa Venal

🛠️ Acessibilidade:

Polícia Civil cumpre mandados e amplia investigação sobre suspeita de corrupção na regularização fundiária

Por Informa Rondônia - terça-feira, 15/07/2025 - 10h13

Conteúdo compartilhado 201 vezes

Porto Velho, RO – A Polícia Civil de Rondônia realizou, na manhã desta terça-feira (15), a segunda fase da Operação “Taxa Venal”, com foco na apuração de possíveis práticas ilícitas relacionadas ao Setor de Regularização Fundiária da Prefeitura de Candeias do Jamari. A ação foi conduzida pela Delegacia de Combate à Corrupção (DECOR), com apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO1) e da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio Público e à Lavagem de Dinheiro (DRLD).

A operação teve como finalidade o cumprimento de medidas cautelares, incluindo três mandados de busca e apreensão e dois afastamentos de servidores municipais de suas funções. As medidas foram expedidas com o objetivo de aprofundar o inquérito e dar prosseguimento às investigações.

De acordo com a Polícia Civil, esta nova etapa é consequência da análise de materiais coletados na primeira fase da operação, instaurada a partir de requisição da 7ª Promotoria de Justiça. A investigação teve início após relatos de que servidores da prefeitura estariam cobrando valores não autorizados em troca de benefícios como a redução de taxas e a liberação mais rápida de escrituras públicas de imóveis.

A apuração preliminar revelou indícios de envolvimento de outros agentes públicos, entre eles um ex-agente político, que teriam participado diretamente do esquema. A operação foi intitulada “Taxa Venal” em referência às cobranças indevidas que motivaram o processo investigativo. Segundo a corporação, a denominação visa também incentivar que novas denúncias sejam encaminhadas por eventuais vítimas aos canais institucionais competentes.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: