Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

FURTO
Prefeitura e Emdur intensificam ações contra furtos de cabos na Avenida Guaporé

🛠️ Acessibilidade:

Trecho entre Calama e Imigrantes volta a ser alvo de criminosos em Porto Velho

Por Informa Rondônia - sábado, 23/08/2025 - 10h00

Conteúdo compartilhado 249 vezes

Porto Velho, RO – A Avenida Guaporé, no trecho situado entre as Avenidas Calama e Imigrantes, nas proximidades da Praça do Dominó, bairro 4 de Janeiro, registrou novamente furto de cabos da rede de iluminação pública. De acordo com a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), este é o terceiro caso ocorrido somente em 2025.

Para garantir o funcionamento da iluminação, a Emdur realizará mais uma intervenção no local. A medida faz parte das ações permanentes de enfrentamento aos furtos de fiação que afetam o sistema público de energia.

Estratégias de prevenção e medidas recentes

No mês de março de 2025, a autarquia iniciou a troca da fiação de cobre por alumínio, considerado menos atrativo para comercialização, além da instalação de dispositivos antifurto. Na mesma ocasião, a Prefeitura reforçou o pedido de colaboração da população, destacando o canal 190 da Polícia Militar para denúncias.

Em julho do mesmo ano, dentro do programa Porto Velho 100% Iluminada, foi implantado cabeamento subterrâneo com uso de sapatas de concreto na Avenida Guaporé, reduzindo a vulnerabilidade dos cabos. Também foram instaladas luminárias solares em pontos estratégicos da cidade e introduzidos sistemas de telegestão, que permitem identificar falhas de forma imediata e agilizar o trabalho das equipes de manutenção.

Ainda em julho de 2025, a operação “Fio Desencapado”, realizada pela Emdur em parceria com a Polícia Militar, resultou em quatro prisões em flagrante e na recuperação de luminárias. Foram colocados sensores de monitoramento em trechos considerados críticos, assegurando a manutenção de 380 pontos de iluminação.

Impactos anteriores

Entre os anos de 2021 e 2022, a Emdur registrou prejuízos médios estimados em R$ 2 milhões com furtos de cabos elétricos em Porto Velho. Nesse período, mais de 12 mil metros de fiação foram levados, além de postes e transformadores danificados. A Avenida Guaporé já constava entre os locais com ocorrências frequentes.

A Prefeitura orienta a população a colaborar com denúncias que podem ser encaminhadas ao WhatsApp da Emdur, pelo número 9 9224-0676, ou à Polícia Militar, pelo 190.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: