Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

NOVA REALIDADE
Prefeitura inaugura Unidade de Saúde da Família Três Marias após 13 anos de espera

🛠️ Acessibilidade:

Moradores da zona Leste de Porto Velho passam a contar com atendimento na nova estrutura, que terá médicos, odontólogos, enfermeiros e farmácia

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 25/08/2025 - 12h13

Conteúdo compartilhado 84 vezes

Porto Velho, RO – A Prefeitura de Porto Velho entrega nesta segunda-feira (25) a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias, no bairro de mesmo nome, após 13 anos do anúncio de sua construção. Localizada na rua Daniela, a estrutura será aberta oficialmente às 16h30, com a presença de autoridades municipais. O investimento na obra foi de R$ 2.989.697,88, recursos da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

O prédio da unidade havia sido inaugurado em 2013, mas nunca chegou a funcionar. Com o passar dos anos, ficou fechado, sofreu depredações e foi alvo de vandalismo. Segundo moradores, a falta de segurança no entorno também era motivo de preocupação.

Entre os relatos está o da moradora Tânia Regina, que vive na região há mais de três décadas. “A gente sempre reclamou dessa situação e nunca fizeram nada por nós. Quem vê as imagens de como era por aqui, não acredita que a unidade ficou daquele jeito. Além da questão da segurança, quem precisa de uma consulta precisa se deslocar para outras unidades distantes de suas casas. Uma situação muito complicada que, com fé em Deus, vai mudar a partir de agora”, afirmou.

A USF terá quatro consultórios clínicos, dois odontológicos, além de espaços para enfermagem, ginecologia, sala de nebulização e farmácia. De acordo com a diretora da Atenção Básica, Rafaela Castiel, o funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. “Nós temos uma equipe com quatro médicos, quatro enfermeiros, quatro odontólogos, 16 técnicos de enfermagem e 20 agentes comunitários. Hoje a unidade está preparada para receber a população e temos o compromisso de prestar o serviço para a população e a ansiedade é grande, porque são muitos anos de espera por esse momento. A gente vê também a alegria da população que passa aqui na frente e fica perguntando quando será aberta”, disse a diretora.

A expectativa é atender cerca de 16 mil pessoas do bairro e áreas próximas. Para o secretário da Semusa, Jaime Gazola, a entrega representa um novo momento na gestão da saúde em Porto Velho. “Esse com certeza será um marco para a população e o prefeito Léo Moraes tem dado passos significativos na saúde da capital nesses oito meses de gestão. A partir de agora os moradores em especial do Três Marias, terão uma nova realidade”, declarou.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: